Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Hospitais enfrentam crise financeira em meio a pandemia

Em meio à pandemia, os hospitais privados sofrem uma crise financeira sem precedentes, já que os pacientes evitam qualquer atendimento que não seja essencial e os preços de materiais hospitalares teve um aumento acentuado

 Hospitais enfrentam crise financeira em meio a pandemia

Ao contrário do que se poderia imaginar, com a pandemia de Covid-19, os hospitais privados do Paraná passam por várias dificuldades financeiras. Com o isolamento social, atendimentos de emergência, internações, cirurgias, consultas e exames registraram uma queda inédita de até 80%. Com isso, o faturamento caiu 60% a partir deste mês e os hospitais já trabalham com déficit, de acordo com o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), Rangel da Silva.

Segundo o presidente, a taxa de ocupação média dos leitos nos hospitais particulares e filantrópicos que não são referência para Covid-19 está abaixo da metade, o atendimento clínico caiu cerca de 60% e a quantidade de cirurgias eletivas que estão sendo realizadas é mínima.

Com a pandemia, alguns materiais hospitalares, como máscaras e aventais, que antes tinham um prazo de pagamento de 30 dias, agora têm que ser pagos de forma antecipada. Além disso, insumos e equipamentos tiveram uma alta significativa nos preços, o que piora a situação, explicou o presidente da Fehospar.

Para tentar reverter este quadro, a Fehospar tem buscado apoio em diferentes esferas do governo, mas conforme o presidente, a ajuda pode chegar tarde demais.

Fonte: AERP