106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta quarta-feira, 13, foram confirmados os dois primeiros casos do novo coronavírus de São Miguel do Iguaçu. Os pacientes, um homem de 47 anos e uma mulher de 43, passam bem, estão em isolamento total em casa, e foram contaminados após contato com uma pessoa confirmada em Medianeira.
Segundo informado, a pessoa confirmada de Medianeira foi internada no início da última semana diagnosticada com dengue e o casal de São Miguel ajudou a cuidar essa pessoa, que é mãe dele, na unidade hospitalar. Somente na quinta-feira, 07, que a senhora teve a confirmação de Covid-19.
No final de semana, os são-miguelenses começaram a apresentar os sintomas da doença e passaram a ser monitoradas pelas equipes da Secretaria de Saúde. Com a confirmação de coronavírus, está sendo feito um trabalho de monitoramento para saber se essas pessoas tiveram contato com outros moradores de São Miguel.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Klajn, com essas confirmações, o atendimento de pacientes vai mudar, com os casos de Covid-19 sendo concentrados exclusivamente no Hospital Municipal e os demais casos encaminhados para o antigo Pronto Atendimento. Segundo ele, o município vai adotar barreiras sanitárias assim que chegarem os aparelhos de aferição de temperatura adquiridos pela prefeitura.
O prefeito Claudio Dutra falou em preocupação com essas confirmações e destacou que todas as medidas de prevenção e afastamento continuam valendo. Ele pediu para que a população evite sair de casa ao máximo, permanecendo em isolamento, e quando precisar sair, fazer o uso de máscara.
Quanto aos sete casos suspeitos anunciados no boletim de terça-feira, 12, dois foram confirmados e dois descartados através de exames. Três ainda aguardam resultado.
O anunciou da confirmação dos casos aconteceu em um pronunciamento realizado na prefeitura no período da manhã. Acompanhe no vídeo abaixo:
Fonte: Gerson Kaiser