106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Como já era previsto, a segunda quinzena de maio trouxe junto o pico do novo coranvírus (Covid-19) para Cascavel. Números divulgados na tarde deste sábado (16) pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que, nas últimas 24 horas, Cascavel registrou 21 novos casos em Cascavel. É a maior número de casos já registrado de um dia para o outro na cidade.
Segundo o informativo da Prefeitura, Cascavel está com 90% dos leitos de UTI dedicados ao tratamento de Covid-19 ocupados. Já na Macro Região Oeste, este número cai para 32%.
Alerta
Ontem, o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, gravou um vídeo fazendo um alerta para a população informando que os próximos dias serão cruciais com número elevado número de casos.
Com dias mais frios, doenças respiratórias estão mais susceptíveis de aparecerem, o que requer o cuidado e proteção das pessoas ao saírem de casa.
Conforme o Secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello, os próximos dias pede às pessoas o máximo de proteção com a própria saúde. “Estamos entrando na fase mais crítica da pandemia em Cascavel e Região Oeste. Os próximos 15 dias são de extrema importância para todos nós”, enfatizou o secretário.
“Precisamos nos unir para enfrentarmos os próximos 15 dias, que infelizmente aumentarão e muito as internações hospitalares, em especial as UTI’s, por conta da presença das síndromas respiratórios graves”, alertou.
“É o momento de muita paciência e fé para evitarmos um colapso em nosso sistema de saúde, além de preservar vidas. Todos juntos, com certeza, enfrentaremos essa doença da melhor forma possível”, observou Thiago.
O secretário destacou ainda medidas que precisam ser respeitadas para evitar a proliferação dos casos.
1)Uso obrigatório das máscaras ao sair de casa, evitando conversas sem a proteção adequada da boca e do nariz;
2)Faça o chamado distanciamento social nos locais públicos e privados (Igrejas, supermercados, restaurantes). Mantenha a distância de 2 metros de uma pessoa para outra em filas.
3)Isolamento Social dos grupos de risco (idosos e doentes crônicos).
Fonte: Jornal Boa Noite/CGN via Rádio Cultura Foz