Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saúde alerta para prevenção e combate ao abuso sexual de crianças

O Paraná possui um canal próprio de denúncias o Disque 181, O Disque 100, também recebe ligações de qualquer telefone fixo ou móvel.

Saúde alerta para prevenção e combate ao abuso sexual de crianças

Esta segunda-feira, 18 de maio, é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta para a importância do assunto.

Dados do SINAM, Sistema de Informação de Agravos mostram que em 2019, dos 40.551 casos notificados de violência interpessoal autoprovocada no Paraná, 44,% envolveram crianças e adolescentes. No que se refere às notificações de violência sexual, os dados no Estado são alarmantes. Dos 4.326 registros, 76,9% foram praticados contra crianças e adolescentes.

Neste ano, são 4 mil e 700 novas denúncias, que revelam que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes próximos das vítimas. Também em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que os dados demonstram a importância da prevenção e enfrentamento desse grave problema de saúde pública.

É imprescindível a articulação de ações intersetoriais para proteger este público e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos. Devido às medidas de isolamento social pela Covid-19, o UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, junto à Organização Mundial da Saúde, alertam que as crianças e os adolescentes estão mais expostos a situações de violência física, sexual e psicológica devido ao aumento das tensões domiciliares.

A Secretaria da Saúde reforça a importância do papel da rede de proteção e dos profissionais de saúde no acolhimento, cuidado e proteção das crianças e dos adolescentes, de forma integral e humanizada. A Diretora de Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, alerta sobre em tempos de Covid-19, ter que cuidar das relações familiares e estar sempre alerta. (Ouça áudio abaixo)

O Paraná possui um canal próprio de denúncias o Disque 181, O Disque 100, também recebe ligações de qualquer telefone fixo ou móvel, ambos são serviços de atendimento telefônico gratuitos que recebem denúncias sobre violações de crianças e adolescentes. Funcionam 24 horas por dia e as denúncias são anônimas.

Fonte: AEN