Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

80% das exportações do Paraná vem do Agronegócio

O Paraná é o terceiro Estado em valor, sendo responsável por 13% da soma brasileira.

80% das exportações do Paraná vem do Agronegócio

Da receita gerada pelas exportações do Paraná nos primeiros quatro meses deste ano, 80,3% têm origem no agronegócio do Estado. Somando cerca de 4 bilhões e 120 milhões de dólares, os produtos que mais participaram deste montante foram do Complexo Soja, as carnes e os produtos florestais. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Entre março e abril, as exportações brasileiras no setor agro foram de mais de 31 bilhões de dólares, um aumento de quase 6% sobre o mesmo período do ano passado. Deste total, o Paraná é o terceiro Estado em valor, sendo responsável por 13% da soma brasileira.

A receita gerada pela agricultura e pecuária paranaense no período supera em 160 milhões de dólares a das exportações dos produtos de janeiro a abril de 2019. Os destaques são a soja, com 46% do total, as carnes com 23% e produtos florestais com 16%. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, avalia que o comportamento das exportações paranaenses está alinhado com o agronegócio no restante do Brasil. Ele reforça os diversos destaques do setor para a economia paranaense. (Ouça o áudio abaixo)

No ano passado, o valor obtido com as exportações de soja em grão, de janeiro a abril, contabilizaram cerca de 1 bilhão e 130 milhões de dólares. Nos primeiros quatro meses deste ano, o valor foi de 1 bilhão e 500 milhões. De acordo com o Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria da Agricultura, as justificativas para esse aumento são a alta do dólar frente ao real e a maior demanda por parte dos importadores da soja brasileira. Mais de 40% de tudo o que o Paraná exportou no setor agro teve como destino a China.

De acordo com os dados do Ministério da Economia, de janeiro a abril o Brasil exportou 203 milhões de toneladas de cargas. A balança comercial do Paraná fecha o quadrimestre com saldo positivo de quase 1 bilhão e 500 milhões de dólares. Das 8 milhões e 800 mil toneladas exportadas pelo Paraná no primeiro quadrimestre deste ano, 75% saíram pelos Portos do Paraná. A soja, em grão e farelo, teve a maior participação nesse montante.

A Ferroeste bateu recorde, puxando a produção do Oeste do Estado. As rodovias, com as revisões e manutenções, vêm dando suporte ao movimento de caminhões, que também bateu recorde, além dos portos, que fizeram em abril a melhor movimentação mensal da história.

Fonte: AEN