106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Da receita gerada pelas exportações do Paraná nos primeiros quatro meses deste ano, 80,3% têm origem no agronegócio do Estado. Somando cerca de 4 bilhões e 120 milhões de dólares, os produtos que mais participaram deste montante foram do Complexo Soja, as carnes e os produtos florestais. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Entre março e abril, as exportações brasileiras no setor agro foram de mais de 31 bilhões de dólares, um aumento de quase 6% sobre o mesmo período do ano passado. Deste total, o Paraná é o terceiro Estado em valor, sendo responsável por 13% da soma brasileira.
A receita gerada pela agricultura e pecuária paranaense no período supera em 160 milhões de dólares a das exportações dos produtos de janeiro a abril de 2019. Os destaques são a soja, com 46% do total, as carnes com 23% e produtos florestais com 16%. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, avalia que o comportamento das exportações paranaenses está alinhado com o agronegócio no restante do Brasil. Ele reforça os diversos destaques do setor para a economia paranaense. (Ouça o áudio abaixo)
No ano passado, o valor obtido com as exportações de soja em grão, de janeiro a abril, contabilizaram cerca de 1 bilhão e 130 milhões de dólares. Nos primeiros quatro meses deste ano, o valor foi de 1 bilhão e 500 milhões. De acordo com o Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria da Agricultura, as justificativas para esse aumento são a alta do dólar frente ao real e a maior demanda por parte dos importadores da soja brasileira. Mais de 40% de tudo o que o Paraná exportou no setor agro teve como destino a China.
De acordo com os dados do Ministério da Economia, de janeiro a abril o Brasil exportou 203 milhões de toneladas de cargas. A balança comercial do Paraná fecha o quadrimestre com saldo positivo de quase 1 bilhão e 500 milhões de dólares. Das 8 milhões e 800 mil toneladas exportadas pelo Paraná no primeiro quadrimestre deste ano, 75% saíram pelos Portos do Paraná. A soja, em grão e farelo, teve a maior participação nesse montante.
A Ferroeste bateu recorde, puxando a produção do Oeste do Estado. As rodovias, com as revisões e manutenções, vêm dando suporte ao movimento de caminhões, que também bateu recorde, além dos portos, que fizeram em abril a melhor movimentação mensal da história.
Fonte: AEN