Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com liderança feminina, família Niehues se destaca na diversificação de produção

O Expedição Costa Oeste está fazendo uma série de reportagens com agricultores e produtores da nossa região.

  • 21/05/2020
  • Foto(s): Tatyelle Schunemann/Simoni
  • Agricultura
Com liderança feminina, família Niehues se destaca na diversificação de produção

O agro não pode parar e não para! O Expedição Costa Oeste está fazendo uma série de reportagens com agricultores e produtores da nossa região. Vamos contar a luta desse povo trabalhador que não parou em tempos de pandemia do novo coronavírus. Como as novas gerações estão sendo preparadas para sucessão. Inseridas na linha de frente as mulheres estão cada vez mais assumindo postos de lideranças nas propriedades. E de que forma os avanços na tecnologia e genética animal estão contribuindo.

O Expedição Costa Oeste visita a família Niehues, em Serranópolis do Iguaçu. Eles são mais um exemplo de como é importante à diversificação na propriedade.

Os nove alqueires de terra situados na comunidade de Cristo Rei, tem sete deles ocupados por plantações. Os outros dois são destinados para os aviários de postura.  Se a estiagem aponta queda na produção de milho com relação ao ano passado, o bom humor do marido e pai, Valmir, denuncia que não há motivos para se preocupar.

Do outro lado, a propriedade prospera com a produção de ovos, são 21 mil unidades ou 1,750 dúzias diárias. Trabalho liderado por elas. A mãe Simoni e a filha Nicoli.

O empoderamento feminino está em evidência. As mulheres estão cada vez mais assumindo postos de lideranças nas propriedades. O último censo agropecuário do IBGE mostrou que há 1.714.416 mulheres que se autodeclararam chefes de um empreendimento rural no Brasil. Elas são produtoras, gerentes e responsáveis diretas pelas principais atividades nas propriedades.

Simoni é uma líder por natureza. Ela é coordenadora geral do Comitê Feminino da Lar Cooperativa e encoraja as mulheres da região.

Os Niehues trabalham em sincronia e com sucesso. Valmir também ajuda nos aviários, mas não tira os olhos da plantação de milho que esta na reta final.  Mas, o começo não foi fácil. O baque da morte do pai de Simoni fez a família mudar a direção da propriedade.

Desde então passaram 22 anos de muito trabalho e dedicação, e hoje, os Niehues são o símbolo de sucesso e força da nossa região.

Confira a matéria completa:

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.

 

 

Fonte: Alessandro Kunhaski