106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A construção civil não parou e continua crescendo durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) na região. A atividade é considerada como essencial no decreto estadual nº 4.317/2020 e posteriormente no decreto federal nº 10.342.
O proprietário e engenheiro civil da Construtora Zanella localizada em Medianeira, Júlio Cesar Zanella, comemorou que as atividades mantiveram o ritmo de trabalho até o momento, mas segue atento as mudanças no mercado.
Para continuar os trabalhos é necessária uma série de medidas para proteção dos profissionais com cartazes orientando, equipamentos de proteção individual (EPI’s), dispor de produtos de higiene e afastar os colaboradores com mais de 60 anos, por serem considerados do grupo de risco, comentou Zanella.
O engenheiro ressalta que apesar das incertezas enfrentadas em 2020, a perspectiva segue boa para fechamento do ano. Segundo ele a região vinha se recuperando das crises anteriores. E em virtude do bom resultado da safra de soja e andamento das atividades nas cooperativas influenciam em investimentos no setor.
Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), em Cascavel, na região Oeste, o setor da construção civil não parou neste período de pandemia. Pelo contrário, houve inclusive, um crescimento de 11,9% no setor neste primeiro quadrimestre em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o setor movimentou R$ 230 bilhões em 2019, e representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, que foi de R$ 7,3 trilhões.
Fonte: Alessandro Kunhaski/Tatyelle Schunemann