araná inicia neste domingo a primeira etapa de vacinação de bovinos e búfalos contra a febre aftosa. A expectativa do Governo do Estado é que 4 milhões e 100 mil cabeças sejam vacinadas até o dia 31 deste mês, quando termina a campanha.
Devem ser imunizados animais com até 24 meses de idade, segundo a Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, órgão responsável pela gestão da campanha contra febre aftosa no Estado. Depois de vacinar o rebanho, é necessário comprovar a aplicação do medicamento. O criador que não comprovar vai estar sujeito à multa.
A doença é altamente contagiosa, atinge bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. O vírus causa febre, ferimentos na boca, garganta e na pele, ao redor dos cascos. Os países afetados pela doença sofrem severas perdas econômicas por causa da diminuição e pela desvalorização de seus produtos de origem animal, assim como por limitações no mercado internacional.
A Adapar recomenda comprar a vacina diretamente nos estabelecimentos registrados e autorizados pela Agência. O Paraná detém o status internacional de Livre de Febre Aftosa Com Vacinação e está há 10 anos sem registro da doença no território, assim como também não há registro de febre aftosa nas Américas desde 03 de janeiro de 2012.
Fonte: Catve