106,5 FM
Rádio Costa Oeste
De janeiro a março deste ano Guaíra registrou 12 casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. O delegado-chefe da 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Dr. João Paulo Menuzzo Lauandos, conversou com a reportagem da Rádio Costa Oeste 89,7 FM e falou sobre as investigações.
Segundo o delegado infelizmente casos de abuso sexual de menores são frequentes, porém nem sempre chegam ao conhecimento das autoridades policiais. (Ouça o áudio abaixo)
Lauandos ressaltou que o número expressivo mostra o trabalho de repressão e investigação, pois são crimes tratados com prioridade e urgência pela equipe.
Segundo ele os crimes, geralmente, são praticados por familiares das vitimas e torna oculto.
O crime de estupro de vulnerável (menor de 14 anos) está descrito no Artigo 217-A do Código Penal e não há diferença entre ter ou não a conjunção carnal, explicou o delegado. (Ouça o áudio abaixo)
Na última segunda-feira (25) foi registrada uma ocorrência no Distrito de Bela Vista de suposto estupro de uma criança. Um idoso de 65 anos é o suspeito. O crime segue em investigação pela Polícia Civil.
É importante conversar com as crianças sobre o assunto. Ensinar a diferença de toque de afeto e toque abusivo. As denúncias são anônimas e devem ser feitas pelo Disque 100, Conselho Tutelar ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Fonte: Tatyelle Schunemann/Barbosa Junior