106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A reportagem do Costa Oeste News conversou com um grupo de ciclistas que apoiam mais ciclovias em Medianeira. A ideia não visa apenas ter o pedal como forma de lazer ou esporte, mas transformar em meio de transporte aonde as pessoas possam usar a ciclovia para ir trabalhar, por exemplo, de acordo a líder do grupo Bike Raiz, Raquel Pessini.
Segundo a integrante do grupo, Nathiele Schardosin e Raquel, as vias específicas para bicicletas poderão ser ampliadas para colaborar com turismo, fazendo uma conexão de Medianeira com Serranópolis do Iguaçu, onde muitos ciclistas frequentam as trilhas beira Parque Nacional do Iguaçu.
Outro fator importante para ter ciclovias é a segurança. Segundo Raquel muitos colegas já sofreram acidentes no trânsito.
Nos últimos 10 anos, a frota paranaense de carros cresceu 58%, saltando de 4.683.631, em 2009, para 7.401.637 veículos até outubro de 2019, segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).
Coincidência ou não, segundo o Ministério da Saúde, com as ruas lotadas de veículos, o Paraná é o segundo estado com mais mortes de ciclistas no Brasil. Desde o inicio do século mais de 3.200 pessoas perderam a vida pedalando.
O ciclismo também é uma boa forma de lazer e ótima oportunidade para deixar o sedentarismo de lado contribuindo para o bem estar e saúde.
Fonte: Alessandro Kunhaski