106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, demonstrou apreensão com o comportamento da curva do número de casos confirmados do coronavírus no Estado. Ele participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, onde apresentou os dados da doença.
O secretário reconheceu que a expectativa era chegar a junho com a situação “equilibrada”. No entanto, segundo ele, ainda estamos em um “momento de crescimento” da doença no Paraná. Na última semana de maio, o Estado passou pela primeira vez a marca de 200 casos diários confirmados para o coronavírus. Foram cinco dias consecutivos. O secretário da saúde chamou a atenção para o avanço da doença desde o dia das mães. (Áudio 1 abaixo)
Conforme o boletim diário da Secretaria de Saúde, o coronavírus continua avançando em todas as regiões. Na semana passada, a situação se agravou em municípios da Região Oeste. A macrorregião registrou acréscimo de 151% no número de casos.
O secretário diz que a flexibilização da abertura do comércio e dos cultos religiosos vão ser analisadas em até três semanas. (Áudio 2 abaixo)
A média de idade dos infectados pela Covid-19 no Paraná está em 42 anos e meio. 59% dos pacientes que morreram sofriam de hipertensão, diabetes ou cardiopatia. Em média, as vítimas tinham 67 anos e meio. A chegada do inverno aumenta a preocupação da Secretaria de Saúde. (Áudio 3 abaixo)
O Estado diz que já realizou mais de 34 mil e 400 testes. Cerca de 29 mil e 300 diagnósticos tiveram resultado negativo para o coronavírus. O secretário garante que o Paraná está entre os estados que mais realizam testes no país. (Áudio 4 abaixo)
O Estado ainda diz que recebeu mais de 352 mil testes rápidos do Governo Federal. O boletim diário da Secretaria de Saúde aponta que pelo menos 40% dos pacientes infectados pelo coronavírus já estão recuperados no Paraná.
Fonte: Band News