
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde em 15 de março de 2020 e tem afetado significativamente a vida de bilhões de pessoas.
O confinamento social tornou-se a maior medida preventiva contra o contágio do vírus, fazendo com que muitas pessoas tenham suas atividades restritas ao ambiente doméstico. O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Santa Helena divulgou o relatório de atendimentos realizados no primeiro quadrimestre de 2020.
Dentre as atribuições do Conselho Tutelar estão os atendimentos em Delegacia e Polícia Militar, oitivas e recebimentos de adolescentes. Nos primeiros quatro meses do ano, 118 crianças de 0 à 12 anos incompletos e 56 adolescentes de 12 à 18 anos incompletos tiveram seus direitos violados.
O Conselho Tutelar realizou 26 atendimentos em delegacia e encaminhou oito menores para exames no Instituto Médico Legal – IML, vítimas de assédio, exploração sexual, abuso e agressões. Encaminhamento geral somam-se 92 atendimentos.
O CREAS - Centro De Referência Especializado de Assistência Social conforme relatório anexado em Diário Oficial do dia 22 de Maio de 2020, informa que nos primeiros quatro meses do ano, 603 pessoas receberam atendimento do PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, onde os atendidos recebem atenção e orientações direcionadas à promoção de direitos, à preservação e ao fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e o fortalecimento da função de proteção das famílias diante do conjunto de condições que causam fragilidades ou as submetem a situações de risco pessoal e social.
Na segunda-feira (01), durante a 17ª Sessão Ordinária de 2020, a Vereadora Tania Maffini utilizou seu espaço da tribuna para relatar o possível aumento nos números de atendimentos de violência à mulheres, crianças e adolescentes em Santa Helena. Segundo a vereadora, em conversa com profissionais que atuam no CREAS, CRAS e CAPs, durante o período de pandemia, os atendimentos de forma geral, mas principalmente à pessoas vítimas de algum tipo de violência, seja doméstica e/ou idosos, aumentaram neste tempo.
Não há como saber o número exato de atendimentos de violência em Santa Helena, pois muitos casos não são denunciados aos órgãos responsáveis em oferecer auxílio/ajuda.
O Município de Santa Helena anualmente desenvolve campanhas visando alertar vítimas de algum tipo de violência a denunciar. A ação ocorre no mês de Maio, quando no dia 18 deste mesmo mês é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
É importante que crianças e adolescentes busquem ajuda. Em Santa Helena o número de plantão do Conselho Tutelar é o (45) 98408-8200 ou 3268-1085 e a ligação pode ser feita a cobrar quando realmente nescessitar.
Já os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados através do Disque Denúncia 180 e 190 da Polícia Militar ou diretamente no CREAS.
Abaixo a fala da Vereadora Tania Maffini utilizando-se da tribuna para parabenizar as equipes inclusas na Secretaria de Assistência Social e relatar o possível aumento dos casos de violência no município.
Fonte: Rodrigo Cardoso