
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com o aumento da exportação e importação, principalmente de grãos, a travessia pelo Lago de Itaipu, um dos principais meios de ligação entre Brasil e Paraguai tem registrado um aumento significatico nas últimas semanas.
Segundo Célia Oliveira, responsável pelas balsas no lado brasileiro que fazem a travessia Brasil/Paraguai pelo Porto Internacional de Santa Helena, diariamente o cruzamento de caminhões varia de 60 à 70 veículos.
Nos últimos dias houve um aumento na travessia de caminhões em virtude da exportação de grãos. Em 2019 o Porto Internacional de Santa Helena liberou um total de 16.183 caminhões, número que deve aumentar gradativamente em 2020, mesmo em meio a crise da pandemia do coronavírus, pois a classe transportadora não sofreu paralização.
Seguindo as medidas de prevenção à Covid-19, somente caminhões e motoristas podem cruzar a fronteira pelo porto local, sendo que veículos leves e passageiros não estão sendo permitidos.
As fiscalizações ocorrem de forma intensa em ambos os países, sendo que no Porto Internacional de Santa Helena, os trabalhos contam com o apoio da Força Nacional e Exército Brasileiro.
Fonte: Rodrigo Cardoso