106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O presidente Jair Bolsonaro destacou nesta terça-feira (9), no Palácio da Alvorada, durante reunião do Conselho de Governo, a gestão do general Joaquim Silva e Luna à frente da Itaipu Binacional (margem brasileira), “exatamente dando maior atenção aos recursos que se arrecadam naquela empresa”. A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.
Bolsonaro afirmou que a política de controle dos gastos implantada pela atual diretoria de Itaipu permitiu à binacional financiar duas novas pontes entre Brasil e Paraguai – uma conectando Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, já em construção, com recursos da margem brasileira de Itaipu, e a outra entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, com recursos da margem paraguaia. A declaração do presidente foi dada após fala do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Além da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a atual gestão de Itaipu viabilizou investimentos importantes para a região, como a construção da Perimetral Leste, a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, reformas e ampliações no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), o Mercado Municipal – entre outras obras estruturantes.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.
Fonte: Assessoria Itaipu Binacional