Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

20 detentos da cadeia de Toledo são confirmados com Covid-19, diz Abracim

A Associação sugeriu a interdição da Cadeia Pública de Toledo ou que seja concedida a prisão domiciliar temporária a todos os presos alocados na Cadeia Pública da 20ª Subdivisão Policial de Toledo.

  • 10/06/2020
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
20 detentos da cadeia de Toledo são confirmados com Covid-19, diz Abracim
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracim), emitiu uma nota no final da manhã desta quarta-feira (10), na qual pede providências aos setores competentes, quanto a propagação do novo Coronavírus (Covid-19), na Cadeia Pública de Toledo.
 
Segundo a nota divulgada pela Abracim foram realizados 22 testes hoje ou que tiveram a confirmação na presente data na Cadeia Pública de Toledo. Destes 20 foram considerados positivos, o que preocupa a instituição, já que o local possui um ambiente insalubre e com grande aglomeração de pessoas, devido a sua superlotação.
 
A nota da Abracim ainda pondera que a Cadeia Pública de Toledo, assim como várias outras espalhadas pelo Brasil não possui qualquer aparato de saúde para coibir a propagação de doenças entre os presos. “Não se pode olvidar que, a cadeia pública de Toledo não possui qualquer aparato de saúde, tampouco detém qualquer espaço destinado à implantação dos presos doentes para que façam uma espécie de quarentena localizada, ou mesmo passem por tratamento médico ou ambulatorial”, é um dos pontos mencionados pela Abracim.
 
A Abracim também lembrou que pelo fato da Unidade Prisional não ter as condições necessárias para atender e isolar os presos contaminados, isso se refletirá em uma maior demanda na estrutura de saúde do município de Toledo e de toda a região. O que é um grande problema, uma vez que essa estrutura já enfrenta dificuldades por conta do recente aumento do número de casos da Covid-19 nos municípios locais.
 
Tendo isso em vista a Abracim ponderou que os casos já confirmados são irreversíveis, mas que são necessárias medidas urgentes a fim de evitar danos maiores em decorrência da pandemia no sistema carcerário na Comarca de Toledo.
 
A Abracim voltou a ressaltar a importância da adoção de medidas.”Trata-se da preservação dos direitos fundamentais do preso, assim como da saúde e bem-estar de toda a população de Toledo, em especial dos defensores que atuam na localidade, dos agentes e policiais que laboram junto a Cadeia Pública e a 20ª Subdivisão Policial de Toledo”.
 
Por fim a Abracim, mencionou que as informações sobre o contágio dos reclusos deve ser requerida diretamente com o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), e caso confirmados os casos as medidas de prevenção devem ser adotadas imediatamente. A Abracim sugeriu a interdição da Cadeia Pública de Toledo ou que seja concedida a prisão domiciliar temporária a todos os presos alocados na Cadeia Pública da 20ª Subdivisão Policial de Toledo.
 
A Secretaria Municipal de Saúde, 20ª Regional de Saúde de Toledo e a 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP), ainda não se pronunciaram oficialmente a respeito da nota emitida pela Abracim.
 
CLIQUE AQUI e confira a nota da Abracim na íntegra.

Fonte: Toledo News