106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Igreja Católica celebra a festa de Corpus Christi com missa e depois uma procissão com tradicional tapete em algumas ruas na área urbana das cidades, com a participação dos fiéis e dos movimentos ligados à igreja na confecção desses tapetes, sempre simbolizando a presença de Cristo e da Eucaristia.
Mas em 2020, a pandemia provocada pelo novo coronavirus (Covid-19) e que gerou o isolamento social, também provocou mudanças significativas nas celebrações.
Em Medianeira, a missa celebrada na Igreja Matriz foi presidida pelo padre Dionísio Hülse, com presença limitada dos fiéis, seguindo orientação e os protocolos recomendados pela área da saúde.
Mas, se não teve tapetes ornamentados pelas ruas da cidade, quando ocorre a tradicional procissão, teve uma carreata com o Santíssimo, acompanhada por muitos carros, fiéis nas calçadas, em frente de suas casas ou sacadas de prédios, onde montaram pequenos altares ou acenavam panos brancos do alto dos edifícios.
No retorno à Matriz, o badalar do sino encerrou a celebração de Corpus Christi. Além da Matriz, que abrange o centro da cidade, também aconteceram celebrações e carretada no Bairro Condá e Parque Independência.
Fonte: João Hermes