106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Expedição Costa Oeste visitou a família Toniazzo na comunidade Sagrada Família em Medianeira. A realização de um café colonial mudou a vida deles.
Com pouca terra para plantações e vivendo da pequena produção de leite, os Toniazzo foram solicitados às pressas para realizar um café. Sem experiência e com poucos recursos levaram os produtos que tinham a disposição. E descobriram a riqueza da agricultura familiar.
A partir de então a família não parou mais. Com incentivo eles oficializaram a agroindústria Alimentos Tere. Uma alusão ao nome da mãe Tereza. E logo novos produtos vieram, como o macarrão caseiro, receita que tem algo especial.
Antes da pandemia, eles produziam 200 quilos de macarrão por mês que era destinado para a merenda escolar. Mas, sem aulas o município de Medianeira está comprando a produção e destinando para as cestas básicas para as famílias dos alunos carentes.
O restante dos produtos como bolo, pão de milho, cuca, biscoito, polenta e frutas são destinados para a Casa do Produtor Rural.
As frutas estão a cuidados do pai Romualdo. Com uma produção totalmente orgânica, a poupas também são base para as geleias servidas nos cafés. O ex- pedreiro abandonou a profissão para realizar um sonho.
Regularmente, 60 pequenos produtores abastecem a Feira do Produtor em Medianeira. Um trabalho que gera renda, empregos e que alimenta a nossa história para as novas gerações do agronegócio, seja ele grande ou pequeno.
Assista a matéria completa:
Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.
Fonte: Alessandro Kunhaski