Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Capes aprova três novos cursos de pós-graduação para universidades estaduais

  • 03/05/2016
  • Foto(s): Ciete Silvério / Governo do Estado de SP
Capes aprova três novos cursos de pós-graduação para universidades estaduais
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou três novos cursos de pós-graduação nas universidades estaduais do Paraná. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) terá um novo curso de mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ofertará um doutorado em Engenharia Civil. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou o doutorado em Engenharia e Ciências de Materiais. 

Com a aprovação de mais três cursos de pós-graduação, o sistema das universidades estaduais do Paraná apresenta um crescimento, nos últimos anos, de aproximadamente 70% nessa área. Em 2010, nas sete universidades, o sistema somava 110 cursos de mestrados e 41 de doutorados. Em 2016, s 171 cursos de mestrados e 72 doutorados. 

Ponta Grossa

O doutorado da UEPG em Engenharia e Ciências de Materiais tem nas linhas de pesquisa caracterização de materiais, processamento de materiais e degradação de meio ambiente. O curso terá nove professores permanentes, sendo sete do atual programa de mestrado e contará também com o pesquisador Glenn Mather, do Instituto de Cerâmica y Vídrio (Espanha). 

O curso realizará o processo de seleção a cada semestre para os novos alunos, com ofertas de nove vagas por seleção, e a possibilidade de fluxo contínuo em casos onde o orientador for contemplado com bolsas oriundas de projetos próprios. A UEPG atualmente tem dez doutorados e 21 mestrados acadêmicos. 

Londrina

Na UEL, o doutorado em Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), deverá ofertar duas áreas de concentração: Construção Civil e Saneamento e Recursos Hídricos, atendendo a uma demanda regional. Com o novo curso, a UEL passa a contar com 46 programas de pós-graduação stricto sensu, dos quais 22 oferecem cursos de mestrado e doutorado e 24 de mestrado. 

O novo curso deverá contar com 11 professores e poderá oferecer até seis vagas inicialmente. O mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento da UEL existe desde 2003 e conta com nota 4 da Capes. Já a graduação existe desde 1971. 

Francisco Beltrão

Na Unioeste, foi aprovado o curso de mestrado de Ciências Aplicadas à Saúde, com área de concentração em Ciências da Saúde e área de avaliação em Medicina 1, conforme a Capes determina. Serão disponibilizadas 15 vagas no processo de seleção que ocorrerá no final de 2016, com previsão de início do curso para o primeiro semestre de 2017. O novo curso irá contar com 14 professores vinculados a Unioeste. As linhas de pesquisas são em Fisiologia das Doenças Transmissíveis e Não-Transmissíveis e Saúde, Nutrição e Ambiente. 

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557