106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Senado federal vota nesta terça-feira (23), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que adia as eleições municipais desse ano, de outubro para dezembro. O adiamento das eleições é discutido por causa da pandemia do novo coronavirus. Há o temor de que aglomerações causadas pelo processo eleitoral, tanto na campanha quanto na votação, facilitem a disseminação da covid 19.
A PEC adia de 4 de outubro para 6 de dezembro o primeiro turno das eleições. Já o segundo turno ficaria em 20 de dezembro e a posse dos eleitos mantida em 1 de janeiro. As datas são sugestões que devem ser confirmadas pelo relator da PEC, senador Weverton Rocha do (PDT). (Áudio 1 abaixo)
Segundo o presidente do senado Davi Alcolumbre (Democratas), a um consenso para alterar a data da eleição e os dois turnos da PEC, devem ser votados ainda nessa semana, no senado. (Áudio 2 abaixo)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ministro Roberto Barroso, comandou uma sessão de debates sobre a mudança nas eleições municipais e defendeu o adiamento do pleito. (Áudio 3 abaixo)
A maior dificuldade sobre o adiamento está na data das eleições, principalmente entre deputados. A PEC para ser aprovada precisa do apoio de no mínimo 49 senadores e 308 deputados em duas votações.
Fonte: ARW