Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Senado vota PEC que adia eleições municipais nesta terça-feira

Senado vota PEC que adia eleições municipais nesta terça-feira

O Senado federal vota nesta terça-feira (23), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que adia as eleições municipais desse ano, de outubro para dezembro. O adiamento das eleições é discutido por causa da pandemia do novo coronavirus. Há o temor de que aglomerações causadas pelo processo eleitoral, tanto na campanha quanto na votação, facilitem a disseminação da covid 19.

A PEC adia de 4 de outubro para 6 de dezembro o primeiro turno das eleições. Já o segundo turno ficaria em 20 de dezembro e a posse dos eleitos mantida em 1 de janeiro. As datas são sugestões que devem ser confirmadas pelo relator da PEC, senador Weverton Rocha do (PDT). (Áudio 1 abaixo)

Segundo o presidente do senado Davi Alcolumbre (Democratas), a um consenso para alterar a data da eleição e os dois turnos da PEC, devem ser votados ainda nessa semana, no senado. (Áudio 2 abaixo)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ministro Roberto Barroso, comandou uma sessão de debates sobre a mudança nas eleições municipais e defendeu o adiamento do pleito. (Áudio 3 abaixo)

A maior dificuldade sobre o adiamento está na data das eleições, principalmente entre deputados. A PEC para ser aprovada precisa do apoio de no mínimo 49 senadores e 308 deputados em duas votações.

Fonte: ARW