106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A prefeitura de Matelândia anunciou na tarde desta terça-feira, 23, que vai adotar o lockdown no próximo final de semana no município. Com isso, no sábado (27) e domingo (28) praticamente todo o comércio estará proibido de funcionar.
Os únicos serviços que estão autorizados nesses dois dias são: atendimento de farmácias, hospitais, serviços funerários, abastecimento de combustíveis nos postos e entrega domiciliar de água e gás. A suspensão de todas as atividades aplica-se inclusive à modalidade delivery.
Segundo nota da Administração, a decisão foi tomada diante da superlotação nos leitos de UTI de nossa região, que ultrapassam os 88%, e tem o objetivo de frear a transmissão que já é comunitária, inclusive em Matelândia.
Um item do decreto que chama a atenção é de que reuniões familiares envolvendo não residentes no domicílio também estão proibidas pelos próximos 14 dias.
O prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, o Teixeirinha, conversou com a Rede Costa Oeste de Comunicação e explicou a decisão do fechamento, dizendo que a medida é necessária devido ao atual momento vivido em nossa região.
Teixeirinha, que também é presidente da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), falou ainda de uma videoconferência realizada na manhã desta terça-feira, 23, com o Secretário de Estado da Saúde Beto Preto, em relação à Região Oeste do Estado.
Segundo ele, novos leitos serão disponibilizados em Cascavel, município que atende vários municípios da região, e o Governo Estadual vai buscar também alternativas no setor privado, como por exemplo, tentar um convênio com o Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu.
Acompanhe a entrevista no áudio abaixo e confira o decreto nº 2.661, de 23 de junho de 2020, na íntegra clicando aqui.
Fonte: Gerson Kaiser