
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No início da tarde desta terça-feira (30), um temporal atingiu a região oeste do Paraná deixando telhados de imóveis destruídos, derrubando árvores e deixou várias cidades sem energia elétrica.
Em Santa Helena, a chuva acompanhada de vento forte e granizo assustou os moradores. Várias residências foram atingidas pelo granizo e as famílias buscaram o auxílio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Lonas foram distribuídas nas residências que sofreram maiores danos. Os militares e civis também foram acionados para remover árvores que estavam obstruíndo vias.
Em situações de emergência, o contato com a Defesa Civil é o 199 ou o 3268-1819.
Previsão do Tempo
Uma ciclogênese (que é formação e intensificação de um ciclone extratropical) está em andamento sobre o Sul do Brasil hoje e as instabilidades causadas por ele já causam chuvas no RS, em parte de SC e também do PR. Em alguns pontos do RS houve registro de chuvas acima de 100mm nas últimas horas e rajadas de vento muito intensas, chegando a superar os 100km/h.
A presença deste fenômeno na Região Sul já é percebida no Paraná que, apesar de estar na periferia desse sistema meteorológico, é atingido por intensas rajadas de vento registradas em grande parte do estado. Destaque para os registros (até o momento) de 92,5 km/h em Palmas, 78,8km/h em Entre Rios, 77,4km/h em Francisco Beltrão e 76,0 km/h em Laranjeiras do Sul.
Há previsão de que a passagem da frente fria associada a este ciclone cause chuva no Paraná nas próximas horas, com previsão de alguns temporais e mais ocorrência de rajadas de vento.
Fonte: Rodrigo Cardoso