106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Expedição Costa Oeste visita a família Trevisol no Assentamento Savio em São Miguel do Iguaçu. Eles vivem da produção de leite e tem uma história de superação incrível. Desde do inicio contavam com um objetivo e depois de muita luta conseguiram vencer.
A comunidade, que conta com 20 famílias, até o final dos anos 80, era uma fazenda. Desapropriada para reforma agraria virou o lar de seu José e dona Terezinha Trevisol, que orgulhosa descreve as conquistas.
Na época eles viviam em Medianeira arrendando terrenos para trabalhar. A mudança para São Miguel trouxe esperança e muitos desafios, como morar em barracos de lona e conseguir crédito para investir na propriedade.
Depois de mais de 30 anos de trabalho o casal se encontra em melhores condições, com os filhos Sandro e Marcelo ajudando na propriedade. Passo a passo eles estão ampliando e modernizando a produção de leite, principal fonte de renda da família.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil - foram mais de 4 bilhões de litros produzidos em 2018, na última pesquisa do instituto.
Este crescimento se deve a melhora das técnicas de manejo com o gado leiteiro. O que representa maior lucratividade para os produtores. Os Trevisol contam com 62 vacas em lactação produzindo diariamente mais de 1,100 litros.A família Trevisol superou todos os desafios. Mas, o barraco, que servia como casa, continua em pé, como símbolo das lutas e conquistas.
Confira a matéria na íntegra!
Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.
Fonte: Alessandro Kunhaski