
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um tamanduá, possívelmente da espécie Mirim, surpreendeu moradores residentes no Conjunto Habitacional Padre Martinho, na noite desta segunda-feira (07), em Santa Helena. Na imagem o animal aparece próximo a um registro de água e um portão.
Assim que avistado, a Força Verde foi acionada para fazer a captura do animal e encaminhá-lo para o seu habitat natural. A aparição do mamífero na área urbana acende um alerta quanto a invasão de território animal (habitat), ocasionada pelos seres humanos, o que força os animais a migrarem até a cidade em busca principalmente de alimentos.
Origem
O tamanduá-mirim, também chamado tamanduá-colete, jaleco, mambira, mbira, melete ou mixila, é um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. É uma das quatro espécies de tamanduás e junto com as preguiças está incluído na ordem Pilosa.
Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins. Não parece haver grandes ameaças para o tamanduá-mirim, apesar de que a caça para alimento ou venda como animal de estimação, predação por cães representam perigo à sobrevivência das populações dessa espécie.
Fonte: Rodrigo Cardoso