Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Oposição vence eleição para reitor da UTFPR pela primeira vez

Oposição vence eleição para reitor da UTFPR pela primeira vez

O Colégio Eleitoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou na tarde de segunda-feira (6) o resultado final da consulta à comunidade, etapa preliminar que irá subsidiar a formação da lista tríplice a ser encaminhada pelo Conselho Universitário ao Ministério da Educação para a escolha do reitor da Universidade. O processo de apuração foi transmitido ao vivo pelo Canal da UTFPR, no YouTube.

Pela primeira vez uma chapa de oposição venceu a eleição. 

Confira o resultado consolidado:

Marcos Flávio de Oliveira SCHIEFLER Filho - 51,14% 
Luiz Alberto PILATTI - 48,86% 

Esta é considerada uma vitória histórica, pois pela primeira vez desde que o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) foi transformado em universidade um candidato de oposição vence a eleição. Também tem relevância o fato de ser a primeira eleição feita totalmente em ambiente virtual, tanto a campanha como a própria votação. 

O professor Marcos Schiefler foi o mais votado entre os técnicos administrativos (7,86% x 7,14%) e entre os acadêmicos de graduação e pós-graduação (8,89% x 6,11%) e perdeu entre os docentes (34,39% x 35,91%) (http://portal.utfpr.edu.br/comissoes/consulta/consulta-para-reitor-2020/arquivos/sei_apuracao-dos-votos_06072020-final-retif-planilha.pdf).

O resultado agrupado por cada segmento da comunidade acadêmica - docentes, estudantes e técnicos-administrativos - com os respectivos pesos, está disponível na página do Colégio Eleitoral.

O trabalho de apuração, conduzido por membros do Colégio Eleitoral e da Comissão Técnica, ocorreu com o acompanhamento de auditores externos, um da Polícia Federal e outro do Tribunal Regional Eleitoral, dos fiscais de apuração e dos fiscais técnicos das duas candidaturas.

Este foi o primeiro pleito realizado de maneira remota na UTFPR. O uso do software Helios Voting foi aprovado pelo Couni em decorrência da impossibilidade da realização de atividades presenciais na Universidade por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O mesmo colegiado deverá se reunir nos próximos dias para fazer o encaminhamento da lista ao MEC.

Para mais informações, acesse a página do Colégio Eleitoral da UTFPR.

Fonte: Bem Paraná com assessoria