
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em muitos municípios brasileiros a opinião sobre o uso de medicamentos sem comprovação científica para o tratamento do Coronavírus ainda é divergente.
Porém, em Santa Helena, todos os médicos que atuam no Call Center, na Central de Atendimento de Síndromes Respiratórias (UPA) e também no hospital contratado pela prefeitura para internamentos de pacientes com a doença, concordam que a administração da cloroquina, ivermectina e azitromicina é um caminho para frear a doença.
Atualmente os profissionais têm duas opções de tratamento, levando em consideração as condições de cada paciente se é ou não portador de outras patologias que vedam a utilização de certos medicamentos.
Opção 1:
Cloroquina que é um antimalárico com ação anti-inflamatória combinada com a azitromicina que é um antibiótico. Essas duas drogas, se mostraram eficientes em laboratório inibindo a replicação viral, ou seja, acabando com o vírus, embora em seres humanos os resultados positivos ainda não são comprovados.
Opção 2:
02) Ivermectina que é um antiparasitário com azitromicina que, da mesma forma, tem objetivo de frear a doença conforme também foi comprovado em laboratório.
Paralelamente também são ofertados medicamentos para diminuir os sintomas como o paracetamol e a dipirona.
Diante de situações mais graves como em pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo - UTI, são administrados outros medicamentos como a dexametasona que foi comprovada cientificamente para o tratamento e reduz significativamente a taxa de letalidade, além de anticoagulantes.
É importante ressaltar que o uso de medicamentos sem prescrição médica não é recomendado.
Fonte: Assessoria