106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Algumas lavouras de milho safrinha começaram a ser colhidas na região. Este grupo seleto de agricultores deve conseguir alcançar até 260 sacas por alqueire. Mas, segundo o engenheiro agrônomo da Lar Cooperativa, Leandro Zatta, a maioria dos produtores levarão até 15 dias para iniciar os trabalhos, e a média final deve cair para 200 sacas em São Miguel do Iguaçu e Medianeira.
Diversos fatores contribuem para queda na produção. O principal foi o período estiagem. Para piorar algumas pragas, como a cigarrinha-do-milho, também deve contribuir para baixar à estimativa.
Uma característica distinta presente nos produtores medianeirenses e são-miguelenses, segundo o engenheiro agrônomo, está na escolha entre milho e trigo, neste período.
A boa notícia é que as chuvas e ventos dos últimos dias não prejudicaram e não devem ser motivo de atraso na colheita do milho safrinha, de acordo com Zatta.
O Paraná, que é o segundo maior produtor de milho do Brasil, já colheu 8% da sua produção, segundo os dados divulgados no inicio da semana, pelo Departamento de Economia Rural (DERAL).
Imagens: Cauê Vergopolan Hanzen
Fonte: Alessandro Kunhaski