106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A nossa região está presenciando um fenômeno econômico rural. A cada dia é possível observar o surgimento de novos aviários e pocilgas. A demanda da suinocultura e avicultura vem crescendo e atraindo mais produtores. O Expedição Costa Oeste visita a comunidade de Esquina do Represo em Serranópolis do Iguaçu, onde foi recentemente inaugurada uma pocilga para mil suínos. Investimento de R$ 600 mil.
A 10 anos trabalhando com o cultivo de tabaco, o casal Carlos Rafael Niehues e Adriana Kroetz, decidiu mudar de vida e investir na suinocultura.
Mas, antes de continuarmos esta história, vamos abrir um parêntese. Talvez você já conheça o Carlos das pistas, com o codinome Carlinhos. Ele é piloto do Arrancadão de Jericos, principal evento do município. Na última edição em 2019 conquistou o título de sua categoria.
Voltando ao assunto, a suinocultura passa a ser o carro chefe na propriedade de dois alqueires, mas, por enquanto Carlos e Adriana devem seguir com a plantação de tabaco.
Dependendo do resultado do primeiro lote de suínos, outra pocilga está sendo projetada para construção. Tendência que fica mais visível com os números. Segundo Associação Brasileira de Proteína Animal, a previsão é de crescimento de 3 a 4% na produção de suínos, chegando a 4,2 milhões de toneladas. Nas exportações a previsão é de um crescimento de 15 a 20%.
A luta de Carlos e Adriana é acompanhada de perto pela filha Giovana. Juntos desde o tempo de escola, o casal deixa o legado, fruto de amor e trabalho.E juntos a família tem esperança de conseguir uma vida melhor através do agronegócio.
Confira a matéria na íntegra!
Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.
Fonte: Alessandro Kunhaski