Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto Onças do Iguaçu é fundamental para conservação da espécie no Parque Nacional do Iguaçu

  • 13/07/2020
  • Foto(s): Projeto Onças do Iguaçu/Emílio White
  • Região
Projeto Onças do Iguaçu é fundamental para conservação da espécie no Parque Nacional do Iguaçu

Uma cena muito gratificante foi registrada neste domingo (12) no Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Uma onça-parda foi flagrada passeando na parte externa do prédio da administração do PNI. O vídeo foi feito pelo segurança Wellington Santos.

Não é a primeira vez que felinos são registrados no local, jaguatiricas e onças-pintadas também já foram flagrados passeando antes mesmo da pandemia.

Esse passeio tão calmo do felino é fruto de um longo trabalho de conservação. O projeto Onças do Iguaçu atua em toda a extensão do PNI monitorando as espécies.

Segundo a Coordenadora Executiva do Projeto, Yara Barros, no primeiro censo existiam entre 09 a 11 onças-pintadas, já no último (2018) foram registradas 28 só no lado brasileiro do Parque.

O ‘Onças do Iguaçu’ também trabalha com a orientação da comunidade lindeira ao PNI desenvolvendo diversos projetos com crianças e adultos, ressaltou Yara. (Ouça o áudio abaixo)

Mas, devido à pandemia da Covid-19 algumas atividades estão suspensas desde março, principalmente as que envolvem contato com pessoas.

Trabalhos de monitoramento de fauna e das onças seguem normalmente. Em caso de suspeita de predação ou avistamento de grandes felinos em comunidades, uma equipe vai até o local com um rígido protocolo de segurança.

Confira todas as atividades no boletim de maio e junho do Projeto Onças do Iguaçu clicando aqui.

Seja também um louco por onças acompanhando o trabalho na Página do Facebook.

Fonte: Tatyelle Schunemann