Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Justiça nega pedido do Ministério Público por ???lockdown??? no Paraná

Decisão foi publicada na tarde desta segunda-feira, 20.

Justiça nega pedido do Ministério Público por ???lockdown??? no Paraná

A Justiça negou, no começo da tarde desta segunda-feira (20), o pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR) para que o estado adote um ‘lockdown’ como forma de controle ao novo coronavírus. Apesar de se mostrar favorável a medidas mais rígidas, o juiz Eduardo Lourenço Bana disse entender que “não cabe ao Poder Judiciário decidir a duração de eventuais medidas de isolamento social ou de restrição de atividades econômicas”.

Para os promotores de Justiça responsáveis pela área de Proteção à Saúde Pública em quatro macrorregiões do Paraná, incluindo a de Curitiba, é necessário a invalidação de atos normativos que contribuíram para o funcionamento de atividades comerciais tidas como não essenciais.

Para Bana, porém, apenas eventuais ilegalidades ou violações à ordem constitucional vigente devem merecer sanção judicial. “Não se mostra admissível que uma decisão judicial, por melhor que seja a intenção de seu prolator ao editá-la, venha a substituir o critério de conveniência e oportunidade que rege a edição dos atos da Administração Pública, notadamente em tempos de calamidade como o presente, porque ao Poder Judiciário não é dado dispor sobre os fundamentos técnicos que levam à tomada de uma decisão administrativa”, justifica o magistrado.

Neste domingo (19), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 1.062 novos casos e 19 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 54.026 casos e 1.308 mortos em decorrência da doença.

Fonte: Banda B.