
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Dos 399 municípios paranaenses, apenas 50 (12,5%) apresentam informações adequadas quanto à gestão dos recursos públicos relacionados à pandemia do coronavírus. O dado é parte de levantamento feito pelo Ministério Público do Paraná, a partir do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), que avalia os Portais de Transparência das prefeituras quanto à publicização dos gastos ligados à Covid-19.
Dentro os 50 municípios, Santa Helena está na 10ª posição e apresenta índice satisfatório no que se refere em gestão de transparência da Covid-19. O ranking é obtido a partir da avaliação de pontos como o funcionamento do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e a publicação de boletins e de legislações municipais relacionados à Covid-19.
A ferramenta analisa os aspectos formais e avalia se os municípios estão cumprindo a lei e divulgando de forma adequada as informações sobre o combate à pandemia em seus portais. Santa Helena atingiu a nota geral em transparência de 98,0%, número que coloca o município com índice altamente satisfatório.
Microrregião
Diamante do Oeste – 76ª Posição – 78,9% Índice Parcialmente Satisfatório
São José das Palmeiras – 240ª Posição – 68,0% Índice Parcialmente Satisfatório
Entre Rios do Oeste – 17ª Posição – 95,0% Índice Satisfatório
Missal – 198ª Posição: 70,0% Índice Parcialmente Satisfatório
Itaipulândia – 309ª Posição – 60,0% Índice Parcialmente Satisfatório
Pato Bragado – 23ª Posição - 95,0% Índice Satisfatório
Fonte: Rodrigo Cardoso