106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Município de Medianeira comemora 60 anos neste sábado (25). Com quase 46 mil habitantes, de acordo com o IBGE, a cidade é uma das mais prospera da região, movida pelo agronegócio, cooperativismo e comércio forte.
Cidade construída com a força de um povo trabalhador que migrou para o Paraná em busca de oportunidade. Descendentes de italianos e alemães encontraram terras férteis no oeste do estado.
No começo, em 1951, chegaram às primeiras famílias fundadoras com destaque para Pedro Soccol e José Callegari, entre outros. A emancipação político-administrativa aconteceu quase 10 anos depois, em 1960 através da Lei Estadual 4.245, assinada na época pelo então governador Moisés Lupion.
Após este processo o novo município passou atrair mais moradores. Em 1967 chegava o catarinense de Urussanga, Olindo Trento. O mecânico, formado em Porto Alegre, veio para realizar um serviço, mas a nova localidade o prendeu de alguma forma.
Os problemas enfrentados pelos primeiros moradores eram dos mais variados. ??s vezes a vida de uma pessoa poderia estar nas mãos de um médico ou de um mecânico. Aos 85 anos seo Trento comemora o crescimento da cidade que escolheu para chamar de lar. Graças a este progresso a vida ficou mais fácil.
Ele contou também como iniciou a profissão de mecânico quando servia o exército no Rio Grande do Sul.
Além de Medianeira, mais quatro cidades da região oeste do Paraná fazem aniversário neste sábado (25): Matelândia, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Catanduvas.
Fonte: Alessandro Kunhaski