Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em Pérola, família procura doador de medula para bebê de 11 meses

  • 05/05/2016
  • Foto(s): Divulgação
Em Pérola, família procura doador de medula para bebê de 11 meses
Com apenas 11 meses, Enzo Gabriel enfrenta uma doença rara que afeta o sistema imunológico, a granulomatose crônica. A família dele, que é de Pérola (a 133 quilômetros de Cianorte), está à procura de um doador compatível de medula óssea para que o bebê seja curado.

Enzo está internado há um mês no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, vítima de uma pneumonia, que é ocasionada pela doença rara, pois deixa o corpo suscetível a infecções.

Segundo a mãe Danieli de Freitas Vila Nova, 23 anos, esta é a quinta vez que o filho pega pneumonia. Nas anteriores, ele ficou internado em Pérola, mas não conseguiram diagnosticar o motivo da frequência da doença. O médico então indicou que ela procurasse um hospital especializado.

No Pequeno Príncipe, Enzo recebe tratamento enquanto aguarda um transplante de medula óssea. Se a pneumonia estabilizar, o menino voltará para Pérola enquanto não localiza um doador compatível.

A família faz campanha pela cidade para que as pessoas se dirijam ao Hemonúcleo de Umuarama, onde são feitas as coletas de sangue para análise. Além disso, uma ex-vizinha de Danieli organiza uma ação para levar moradores de Pérola até Umuarama para cadastro da medula.  

Luciana Silva, a organizadora, informou que, no feriado da padroeira da cidade na próxima semana, serão disponibilizados ônibus para os moradores. Até o momento já estão confirmadas 140 pessoas. Quem tiver interesse pode ligar na prefeitura, onde Luciana trabalha, no telefone (44) 3636-8300, e deixar o nome.

Triste histórico

Esta não é a primeira vez que Danieli passa pelo problema. No dia 19 de março deste ano, o filho do meio faleceu com a mesma doença de Enzo. O menino de três anos teve 18 pneumonias até a morte. Ele também ficou internado no Hospital Pequeno Príncipe, mas não resistiu. Agora, a mãe está esperançosa com tantas pessoas querendo ajudar.

???Eu não tenho palavras para agradecer, com o mundo do jeito que está hoje, ainda existem pessoas que possam ajudar???, conta.

A mãe lembra que, mesmo que a pessoa não seja compatível com Enzo, é possível que seja com outra criança ou pessoa. Por isso, é importante o cadastro no banco de medula óssea.

Hemonúcleo de Umuarama
Avenida  Manaus, 4.444, Centro Cívico.
Horário de funcionamento: 8h às 16h

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557