Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Três novos filhotes de onça pintada são fotografados no Parque Nacional

Votação está aberta para escolher nome de um deles.

  • 28/07/2020
  • Foto(s): Projeto Onças do Iguaçu
  • Região
Três novos filhotes de onça pintada são fotografados no Parque Nacional

Em dezembro de 2019 o Projeto Onças do Iguaçu registrou pela primeira vez a Cacira, uma fêmea que aparentava ter parido recentemente, ainda com a pele do abdômen bem flácida. Na época não foram feitos registros dos filhotes.

Considerando a data em que ela foi filmada recém parida, os filhotões têm cerca de 7 meses de idade, mas pelas imagens obtidas ainda não é possível saber o sexo deles.

O filhote da Índia – Os pesquisadores informaram que em outubro de 2019 identificaram uma nova fêmea, a Índia, que aparentemente estava prenha, mas não conseguiram obter registros posteriores de filhotes.

Atiaia – O último registro de filhotes foi no Parque Nacional do Iguaçu foi feito em 2018, quando a fêmea Atiaia teve 3 filhotes (lindos, por sinal!).

Agora, com os novos registros, o pessoal do projeto iniciou uma votação para escolher o nome do filhote da Índia. As opções são: Cacique ou Mitacoré (que significa o filho esperado). Você pode votar no G1.

Monitoramento – A população de onças-pintadas na região é monitorada por meio de censos realizados simultaneamente no Brasil e na Argentina, de dois em dois anos. É uma parceria entre o Projeto Onças do Iguaçu e Proyecto Yaguareté.

O último censo realizado em 2018 indicou que existem atualmente 28 onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu, um aumento de 27% em relação à estimativa de 2016.

Na região do Corredor Verde, no Brasil e Argentina, o número de onças-pintadas passou de 90 em 2016 para 105 em 2018. A capacidade de suporte estimada para a região é de 250 animais. Ou seja: o caminho ainda é longo.

Corredor Verde – O corredor é o maior núcleo remanescente das sub-populações de onças-pintadas na Mata Atlântica em nível mundial e os resultados das pesquisas indicam que é a única população de onças-pintadas da Mata Atlântica
que está comprovadamente crescendo.

O censo 2020 deveria ter começado em maio, mas foi adiado por causa da pandemia. Existe a possibilidade que ainda seja realizado no final do ano.

Conheça mais sobre o projeto, AQUI.

Fonte: Crisloosecompartilha Com informações do Projeto Onças do Iguaçu

Fonte: Cris Loose com inf. Projeto Onças do Iguaçu