Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Denúncias de violência contra idosos aumentam 28% no Paraná

Entre janeiro e junho deste ano, foram 719 denúncias feitas anonimamente apontando crimes e maus tratos contra idosos no Paraná.

Denúncias de violência contra idosos aumentam 28% no Paraná

Este volume é 28% superior aos do mesmo período do ano passado, quando foram 562 denúncias. Além do telefone 181, também é possível repassar informações pelo portal do programa denuncia181.pr.gov.br.

O coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares, afirma que o fator pandemia fez também com que aumentasse em 21% o número de denúncias entre março e junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Nestes quatro meses de 2020, foram 449 casos denunciados, contra 370 em 2019. O capitão ressalta a importância das denúncias feitas pela população. Ouça o áudio abaixo

Segundo o governo estadual, é importante que vizinhos, familiares e amigos estejam atentos e denunciem as ocorrências. Barulhos na residência, aparência física e emocional do idoso comprometidas, além de agressões verbais, são alguns sinais que devem ser observados.

Casos de abandono também podem ser delatados. No 181 também é possível denunciar crimes ambientais, de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, de porte ilegal de armas de fogo, de pessoas com pendência judicial ou procuradas pela justiça, e também tráfico de drogas.

Se houver uma emergência, ou se o denunciante está vendo um crime que está ocorrendo naquele momento, ele deve ligar no 190 para que uma viatura policial seja deslocada e dê o atendimento imediato.

Fonte: CBN