106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Este volume é 28% superior aos do mesmo período do ano passado, quando foram 562 denúncias. Além do telefone 181, também é possível repassar informações pelo portal do programa denuncia181.pr.gov.br.
O coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares, afirma que o fator pandemia fez também com que aumentasse em 21% o número de denúncias entre março e junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Nestes quatro meses de 2020, foram 449 casos denunciados, contra 370 em 2019. O capitão ressalta a importância das denúncias feitas pela população. Ouça o áudio abaixo
Segundo o governo estadual, é importante que vizinhos, familiares e amigos estejam atentos e denunciem as ocorrências. Barulhos na residência, aparência física e emocional do idoso comprometidas, além de agressões verbais, são alguns sinais que devem ser observados.
Casos de abandono também podem ser delatados. No 181 também é possível denunciar crimes ambientais, de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, de porte ilegal de armas de fogo, de pessoas com pendência judicial ou procuradas pela justiça, e também tráfico de drogas.
Se houver uma emergência, ou se o denunciante está vendo um crime que está ocorrendo naquele momento, ele deve ligar no 190 para que uma viatura policial seja deslocada e dê o atendimento imediato.
Fonte: CBN