106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a depressão é um transtorno mental muito comum em todo o mundo. Suas principais características são a presença de tristeza, sentimentos de culpa ou falta de autoestima. Há também a perda de interesse ou prazer, distúrbios de sono ou apetite, déficit de concentração e sensação de cansaço.
Além disso, a OMS observa que a depressão pode se tornar crônica ou periódica. Isso dificulta muito o desempenho das diferentes atividades realizadas pela pessoa que a sofre, bem como a sua capacidade de enfrentar a vida cotidiana.
Ninguém está isento de sofrer desse transtorno mental, porque estamos todos expostos ao estresse e à ansiedade que ocorrem em nossos respectivos ambientes de trabalho e ambientes pessoais.
Números alarmantes
A OMS diz que a depressão afeta a mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Entre 2005 e 2015 os casos aumentaram em mais de 18%.
Além disso, também indica que esta doença pode levar a um sério problema de saúde. Acima de tudo, quando se prolonga por muito tempo e se intensifica de maneira moderada ou grave.
Nos casos mais pronunciados, pode levar ao suicídio. Anualmente, quase 80.000 pessoas tiram suas próprias vidas. Além disso, essa ação é a segunda causa de morte na faixa etária entre 15 e 29 anos de idade, segundo dados da OMS.
Tratamentos
A OMS estipula que, embora existam tratamentos eficazes para combater a depressão, infelizmente, metade dos afetados em todo o mundo não os recebe. Um dos principais obstáculos para conseguir atenção efetiva é a escassez de recursos e especialistas em saúde treinados para realizá-la. Isto está ligado, por sua vez, à estigmatização que existe culturalmente sobre desordens mentais e diagnósticos clínicos imprecisos.
Muitas vezes, as pessoas que sofrem de depressão recebem diagnósticos incorretos. O inverso também acontece com indivíduos que não sofrem desta doença e são diagnosticados erroneamente e tratados com antidepressivos desnecessariamente.
Por isso, apresentaremos uma série de lanches saudáveis que podem ajudá-lo no tratamento da depressão.
No entanto, é preciso se lembrar do seguinte: sempre consulte o seu médico sobre as melhores opções para tratar esta condição.
5 lanches saudáveis que podem ajudá-lo a tratar a depressão
Aveia
Os níveis de açúcar em nossa corrente sanguínea podem ter alguma relação com a depressão. Felizmente, existem alimentos que ajudam a equilibrar a glicose em seu corpo, aliviam o sistema nervoso e otimizam seu bem-estar emocional.
É aqui que a aveia desempenha um papel fundamental. Graças ao seu teor de fibra solúvel, ajudará a acalmar o seu sistema digestivo e permitirá evitar a diminuição dos níveis de açúcar em seu corpo. Algo que pode ajudá-lo a evitar mudanças repentinas em seu humor.
Além disso, este grão integral também oferece ao seu corpo vitaminas B1, B6 e B5. Esses nutrientes podem te ajudar a preservar sua estabilidade emocional, pois influenciam a produção de substâncias químicas cerebrais que afetam o humor.
Para tirar proveito de seus benefícios, você pode usar a aveia em suas diferentes apresentações. Por exemplo, uma salada de frutas acompanhada de aveia torrada.
Lanches saudáveis: Nozes
Lanches saudáveis para tratar a depressão; As nozes ou outros frutos secos também são um dos lanches saudáveis mais recomendados como coadjuvantes no tratamento da depressão.
Elas contêm ácidos graxos ômega 3, elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso cérebro. Foi demonstrado que baixos níveis de ômega 3 podem ser uma das razões que causam depressão. Assim, elas podem nos ajudar a ter um bom humor e promover o bem-estar do sistema cardiovascular.
Da mesma forma, consumir nozes regularmente te ajudará a se concentrar e manter o cérebro ativo. Além disso, com o passar do tempo, pode impedir a deterioração cognitiva.
Chocolate
O chocolate amargo, rico em cacau, contém moléculas antioxidantes que te ajudarão a parar a ação dos radicais livres. Da mesma forma, seu consumo é um estimulante para a obtenção de serotonina no cérebro, uma substância que melhora o humor e reduz o cortisol. Ele é um lanche perfeito. Nas quantidades recomendadas, pode ser muito saudável para o corpo e a mente. Só se certifique de comprar chocolates com 70% de cacau.
Banana
A banana é rica em magnésio. Pessoas que apresentam quadros de estresse, depressão ou ansiedade são muito beneficiadas pelo consumo desta fruta ao aumentar seus níveis desse mineral no organismo.
Maçã
A maçã é uma fonte de antioxidantes que ajudam no bom funcionamento do cérebro. Eles também contribuem para a produção de neurotransmissores como a dopamina, que nos permitirão contemplar a vida positivamente.
Alimentos não recomendados para lanches saudáveis
Se você foi diagnosticado com depressão ou suspeita de sofrê-la, além de primar pelos lanches saudáveis, deve evitar ou reduzir o consumo dos seguintes alimentos:
Café e chá em excesso
Alimentos gordurosos
Alimentos com açúcar refinado
Refrigerantes e álcool
Alimentos com adoçantes artificiais
Fonte: Melhor com saúde