Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Foz inaugura nova ala no Hospital Municipal, que passa a ser um dos cinco maiores hospitais públicos do Paraná

A Unidade de Cuidados Especiais (UCE) com 21 leitos poderá dar suporte ao atendimento de pacientes com o novo Coronavírus.

  • 29/07/2020
  • Foto(s): Assessoria HMPGL
 Foz inaugura nova ala no Hospital Municipal, que passa a ser um dos cinco maiores hospitais públicos do Paraná

A Prefeitura de Foz do Iguaçu inaugurou, nesta segunda-feira, 27, a Unidade de Cuidados Especiais (UCE), no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL). A nova ala, construída em 60 dias, conta com 21 modernos leitos que poderão servir como suporte para o tratamento da Covid-19, como também para outras doenças num momento pós-pandemia. Com o aumento desses leitos, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, passa a ser um dos cinco maiores hospitais públicos do Estado do Paraná.

Durante a entrega oficial, o prefeito Chico Brasileiro, ressaltou a grande conquista de Foz do Iguaçu. “Tudo aqui foi pensado e realizado com a melhor qualidade, com todos os equipamentos e toda infraestrutura para atender casos de média e alta complexidade”, comentou Brasileiro, que segue destacando que o Hospital Municipal está se transformando numa unidade de referência no estado do Paraná. “É um hospital público, que atende 100% dos pacientes do Sistema único de Saúde (SUS) onde esse investimento ficará para toda a população e as novas gerações”, expressou o prefeito.

O vice-prefeito Nilton Bobato lembrou que com a nova ala, o Hospital Municipal passa a contar com 103 leitos disponíveis para atendimento a Covid-19. “Isso é resultado de uma visão administrativa, de gestão que pressupõe que todo o investimento realizado no combate a pandemia da Covid, seja um investimento permanente”.

O diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, no uso da palavra, agradeceu a confiança depositada pelo prefeito Chico Brasileiro. “A qualidade da nova Unidade é um marco dessa gestão que não mediu esforços para fortalecer o Hospital Municipal e conceder aos moradores do município e da 9ª Regional de Saúde, um atendimento de excelência, qualidade e humanizado aos pacientes”, disse.

Estrutura das Novas Alas

A Unidade de Cuidados Especiais (UCE), assim como a Unidade de Terapia para Doenças Infecciosas (UTDI), localizadas no complexo hospitalar, que está sendo reestruturado, estão equipadas com camas elétricas, monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares, pontos para hemodiálise, sistema de renovação e exaustão de ar em todos os ambientes (Filtro HEPA), ar condicionado em todos os ambientes e um ambiente para descanso.

As duas alas, integradas, contabilizam 33 leitos novos que podem ser utilizados no combate a pandemia.

Estrutura Covid

Referência no tratamento da Covid no estado do Paraná, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu se preparou desde o início da pandemia para o enfrentamento do novo Coronavírus, oferecendo toda uma estrutura, com equipamentos e equipe profissional capacitada, à disposição da população.

As instalações contam com central telefônica 24 horas, Telemedicina, setor de triagem, pronto socorro respiratório, serviços de imagens e diagnóstico, e coleta de exames PCR, realizados no Laboratório Municipal, habilitado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná – Lacen.

Pacientes recuperados da Covid-19

Desde as primeiras altas hospitalares, ocorridas no mês de maio, até essa terça-feira (28), 137 pacientes foram recuperados da Covid-19 no Hospital Municipal.
A equipe multidisciplinar composta pela equipe médica, enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos (as), nutricionistas, assistente social, vem cumprindo no combate a pandemia um forte protagonismo, para uma boa evolução do quadro clínico dos pacientes.

Visita virtual

Uma das preocupações da equipe da ala COVID era em relação às visitas presenciais, às quais foram suspensas por conta dos riscos da contaminação. A chamada de vídeo, pela equipe assistencial, está sendo uma ótima alternativa, com intuito de aproximar familiares e pacientes, por meio de palavras de aconchego e esperança.

Fonte: Assessoria HMPGL