106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) inicia neste sábado (01) e segue até o dia 08. Mesmo em época de pandemia o assunto precisa ser abordado com o objetivo de conscientizar as mamães sobre a importância do momento. O tema deste ano é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saúdavel.”
O leite materno é o principal e mais importante alimento para a criança desde os primeiros dias de vida até o sexto mês. Nele possui a melhor fonte de nutrição infantil e protege a criança de diversas doenças.
O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz (HMNSL), em Medianeira, desenvolve há 50 anos um trabalho de orientação para os pais dos recém-nascidos. A nutricionista do HMNSL, Fabieli Salete Lenz Ten Caten, conversou com nossa reportagem e destacou que o processo possui técnicas que são repassadas para as mães por profissionais capacitados para minimizar as dores e complicações com procedimentos específicos.
Um dos principais fatores que contribuem para a produção do leite materno é a alimentação saudável desde a gestação. A nutricionista reforça que uma dieta baseada em frutas, verduras e bastante líquido faz com a mãe produza mais leite e aumenta a imunidade.
Os cuidados básicos de higiene devem ser reforçados em época de pandemia, mas não é preciso ter medo. Outro destaque é com o ambiente onde vai ser ofertada a mamada, Fabieli destaca que é importante a mãe estar focada no momento para que a criança se sinta confortável e consequentemente facilitar o processo.
O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz possui uma ala totalmente separada para atendimento de pacientes com a Covid-19.
Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), e na Campanha Agosto Dourado, que seguirá durante todo o mês, a Secretaria da Saúde do Paraná promoverá cinco palestras, transmitidas ao vivo feitas por meio das redes sociais, direcionadas a profissionais que atuam na área e também às mães.
As cinco “lives” programadas para a SMAM acontecerão das 9h30 às 11h30, pelo canal do youtube, entre 3 a 31 de agosto.
No dia 03, abordará o tema “benefícios do aleitamento materno para a criança, a mulher, a sociedade e o planeta”; no dia 10, “ o início da lactação e a importância da doação de leite humano”, dia 17 será sobre “aleitamento materno em situações especiais”, no 24, “estratégias pra promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e no dia 31, “ guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos”.
Fonte: Tatyelle Schunemann