Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comitê de Saúde Mental promove a 3ª capacitação do projeto “Estar bem para cuidar bem”

  • 06/05/2016
Comitê de Saúde Mental promove a 3ª capacitação do projeto “Estar bem para cuidar bem”
Quando consideramos a análise de todas as formas de violência que podem ocorrer no âmbito das relações familiares, sem desconsiderar a prevalência de alguns tipos sobre outros, estamos levando em consideração o contexto onde surge o fenômeno e todas as direções que tomam as forças atuantes. Com essa leitura, emerge a lógica de trabalhar com todos os envolvidos na problematização da violência intrafamiliar, em todos os níveis, isto é, com os envolvidos no ato de violência: o autor, a vítima, a rede significativa mais próxima; com os envolvidos na primeira acolhida ou suporte: a família extensa, a escola e a comunidade, com os profissionais dos serviços de referência. Bem como pensar em todo o contexto cultural que mantém a possibilidade da violência no nosso repertório.

Assim, se almejamos ter ações eficazes e efetivas sobre esta demanda, devemos olhar tanto para o ato quanto para o processo. O autor do ato deve ser responsabilizado e responder por isso e a vítima do ato deve ser cuidada e protegida. Deve-se, ainda, oferecer aos dois, e a outros diretamente envolvidos, a possibilidade de um espaço de reflexão sobre o processo, a dinâmica relacional que tornou o ato possível, para que se evite a reincidência e a cristalização de papéis. ?? sociedade, deve-se possibilitar também um espaço de reflexão para sairmos da naturalização da violência, da sua banalização e, ativamente, a estranharmos.

Pensando desta forma, o Comitê Municipal de Saúde Mental e Enfrentamento à Violência de Marechal Cândido Rondon, promove nesta sexta-feira, dia 05, a 3° Capacitação do Projeto ???Estar bem para cuidar bem??? com o Tema: Ordens da Ajuda: Como realizar intervenções que apoiam resoluções, com a palestrante Olinda Guedes, psicóloga, especialista em análise transacional e programação neurolinguística, educadora, palestrante e autora de vários livros, sendo um deles ???O que traz quem levamos para a escola? Reflexões sobre a Pedagogia Sistêmica??? (2012).

A capacitação esta acontecendo no Tribunal do Júri da Unioeste, no período matutino e vespertino. O público-alvo são profissionais da rede de Atenção e Cuidado (Saúde, Assistência Social e Educação), áreas afins e comunidade em geral.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Moacir Froehlich, Secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich, Secretária de Saúde Vera Lucia Karling Drehmer, Secretaria de Educação Marta Salete Bendo, Chefe da Atenção Primaria a Saúde da 20ª Regional de Saúde de Toledo Assistente Social Melania Aparecida Augustin Marin, coordenadora do Comitê de Saúde Mental psicóloga Josie Danielle Meinerz, coordenadora do Projeto ???Estar bem para cuidar bem??? Assistente Social Rosane Schuster Herpich e demais autoridades municipais. O ato contou com apresentações culturais e pronunciamentos das autoridades.

A coordenadora do projeto ???Estar bem para cuidar bem??? Assistente Social Rosane Schuster Herpich, destacou que as atividades são abertas ao público e contam com grande participação de estudantes de várias universidades. Representantes de cerca de 10 municípios estão participando do evento. O Projeto Cuidar Bem para Estar bem é uma iniciativa de três secretarias, sendo elas de Saúde, Assistência Social e Educação dentro do Comitê Municipal de Saúde Mental e Enfrentamento à Violência. ?? um projeto que está gerando resultados muito positivos???, apontou.

O Comitê Municipal de Saúde Mental e Enfrentamento à Violência de Marechal Cândido Rondon foi instituído no dia 18 de junho de 2012, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Educação. A rede é composta pelos segmentos, APAE, ARA, Assessoria Jurídica, Câmara de Vereadores, CAPS, CAF, Centro de Recuperação Caminho da Vida e Filhos de Abraão, CRAS, CREAS, Centro de Saúde da Criança e da Mulher, Conselhos Municipais da Mulher, da Saúde, da Assistência Social, do Idoso e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Estratégias de Saúde da Família ESF???s, Documentação Escolar, Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal da Educação e da Saúde, Grupos de Apoio Cruz Azul e Indicando Caminhos, Hospital Municipal Dr Cruzatti, INSS, Laboratório de Estudos de Gênero, Ministério Público, Pastoral da Criança, Polícia Civil e Militar, Projeto Alma, Secretaria de Segurança e Trânsito, Setor de Epidemiologia da Unidade de Saúde 24 Horas e Setor de Psicologia da Vara da Família.

O Comitê tem como objetivo fortalecer e articular as diferentes ações já desenvolvidas pela rede. Promover também a implantação de medidas destinadas a ampliar a acessibilidade e equidade das ações de prevenção de agravos e promoção da saúde mental e enfrentamento à violência.
Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557