
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Associação dos Agentes Ambientais de Santa Helena faz um apelo e busca a atenção da comunidade para que não descartem junto ao material reciclável, máscaras e demais objetos utilizados na prevenção da Covid-19.
Nos últimos dias, muitas máscaras, seringas e outros materiais hospitalares chegaram até a associação de maneira incorreta, podendo causar ferimentos graves aos coletores e até espalhar doenças.
Descartar corretamente o lixo é muito mais do que uma preocupação com o meio ambiente, é, principalmente, uma questão de saúde pública. No caso de resíduos hospitalares e dos remédios dentro de casa, esse alerta deve ser redobrado.
Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de medicação, substâncias tóxicas, radioativas e até inflamáveis.
Já em casa, as sobras de remédios não utilizados em tratamentos, sejam drágeas, pílulas ou líquidos e as medicações com prazo de validade vencidas, também precisam de cuidados especiais. O descarte irregular pode comprometer a saúde da população e contaminar a água e o solo.
Fonte: Rodrigo Cardoso