Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agentes ambientais denunciam descarte incorreto de materiais hospitalares em Santa Helena

Descartar corretamente o lixo é muito mais do que uma preocupação com o meio ambiente, é uma questão de saúde pública.

  • 06/08/2020
  • Foto(s): Divulgação
Agentes ambientais denunciam descarte incorreto de materiais hospitalares em Santa Helena

A Associação dos Agentes Ambientais de Santa Helena faz um apelo e busca a atenção da comunidade para que não descartem junto ao material reciclável, máscaras e demais objetos utilizados na prevenção da Covid-19.

Nos últimos dias, muitas máscaras, seringas e outros materiais hospitalares chegaram até a associação de maneira incorreta, podendo causar ferimentos graves aos coletores e até espalhar doenças.

Descartar corretamente o lixo é muito mais do que uma preocupação com o meio ambiente, é, principalmente, uma questão de saúde pública. No caso de resíduos hospitalares e dos remédios dentro de casa, esse alerta deve ser redobrado.

Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de medicação, substâncias tóxicas, radioativas e até inflamáveis.

Já em casa, as sobras de remédios não utilizados em tratamentos, sejam drágeas, pílulas ou líquidos e as medicações com prazo de validade vencidas, também precisam de cuidados especiais. O descarte irregular pode comprometer a saúde da população e contaminar a água e o solo.

Fonte: Rodrigo Cardoso