106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Expedição Costa Oeste visitou o casal que teve uma ideia ousada, criar o Paraíso das Pitayas. Diversificando a propriedade com aviários de postura. Usando a criatividade passaram aproveitar o tempo livre para gerar mais renda, na comunidade de Linha Ouro Verde em Matelândia.
A principal atividade do casal Rafael e Vanessa é avicultura de postura. A propriedade conta com dois aviários com 20 mil galinhas produzindo 18 mil ovos diariamente. (1,200 dúzias) Produção que deve aumentar.
Mas, o que vem chamando atenção da região nos últimos três anos é o cultivo de Pitaya. Planta natural do México, que a primeira vista lembra um cacto comum. A diferença é que a Pitaya produz frutos. Usando a criatividade passaram aproveitar o tempo livre para gerar mais renda. Descoberta de Rafael através da internet.
A fruta está encantando todo mundo pelo formato exótico e por suas propriedades.
A planta mexicana produz entre os meses de dezembro a maio na Região Sul, de clima subtropical. Na última safra foram colhidos 3,500 quilos de Pitaya, alcançando o preço médio de R$ 13,00 por quilo. Resultado que irá gerar mais investimentos na área.
Consolidados na vida do campo o casal prepara a sucessão para que no futuro os filhos possam assumir a propriedade.
Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.
Fonte: Alessandro Kunhaski