Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Semana Mundial do Aleitamento Materno relembra a importância da amamentação

Além da campanha para a amamentação, há também o pedido para a doação do leite materno para as mães que produzem além do necessário.

  • 07/08/2020
  • Foto(s): Assessoria
Semana Mundial do Aleitamento Materno relembra a importância da amamentação

No mês de agosto, entre os dias 1 e 7, ocorre a semana mundial do aleitamento materno, que trata da importância da amamentação e todos os benefícios trazidos ao bebê e à mãe. A Enfermeira Carolina Maciel, salienta a relevância deste ato: “A criança deve ser amamentada até os seis meses de idade (...), pois sabemos que o leite é rico em vitaminas, evita que a criança pegue pneumonia, doenças infecciosas... é como se fosse a primeira vacina da criança, logo quando ela nasce, na primeira mamada. É bem importante para a própria mãe e para o seu processo de recuperação.

Além da campanha para a amamentação, há também o pedido para a doação do leite materno para as mães que produzem além do necessário. Atualmente no Município, contamos com três doadoras ativas: Keila Aparecida Lermen, que doa na Unidade Básica de Saúde de São Clemente, Jéssica Carvalho da Silva e Fabiana Thais Dietrich, que doam na Unidade Básica de Saúde da Vila Rica.

A doadora Jéssica Carvalho da Silva deu um depoimento sobre a sua experiência com a amamentação: “Quando meu primeiro filho fez um ano e um mês, eu engravidei dela (segunda filha), e eu não quis tirar a amamentação dele, e então continuei a amamentação dos dois. Hoje em dia está tranquilo, amamento os dois ao mesmo tempo várias vezes.” Jéssica também explicou que durante a noite os filhos não acordam para mamar, e então ela retira o leite que sobra e pode doá-lo.

As doadoras recebem os potes vazios, onde devem depositar o leite retirado. Após isso, congelam o leite até a próxima recolha, que ocorre semanalmente. Todo o leite recolhido no município é enviado à UBS Dr. Eduardo Rodrigues, na Vila Rica, que envia ao Hospital Bom Jesus para o correto armazenamento. O leite dura seis meses após ser esterilizado e armazenado corretamente, podendo, durante este período, salvar vidas.

Campanhas de Aleitamento em Santa Helena

Anualmente, é realizado o dia do “Mamaço”, um dia totalmente dedicado à amamentação, em que as mães que estão amamentando são convidadas a participarem. Neste evento há palestras sobre o tema com diversos profissionais da saúde, e a distribuição de brindes para as mães, além de um coffe break.

O evento já ocorre há 5 anos, e este seria o sexto, todavia, em decorrência da pandemia e da impossibilidade de aglomerações, o Mamaço não foi realizado este ano para garantir a segurança das mães e das crianças.

Ao que tudo indica, no próximo ano o evento será realizado novamente, mas enquanto isso, o incentivo à amamentação e à doação do leite materno continuam.

Fonte: Assessoria