Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Uma bola de basquete virou símbolo de honestidade no oeste do Paraná

A prefeitura colocou a bola na praça para quem quiser usar. Ela nunca sumiu, só foi substituída por desgaste.

  • 09/08/2020
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Uma bola de basquete virou símbolo de honestidade no oeste do Paraná

Na pequena cidade de Mercedes, no oeste do Paraná, na fronteira com o Paraguai, uma bola de basquete virou um símbolo de confiança no próximo. A cidade fica a 60 km de Toledo.

Tudo começou quando a prefeitura decidiu deixar uma bola para uso livre na quadra, que fica na praça central do município de 6.000 habitantes, com apenas uma placa dizendo: “ao terminar de jogar, favor guardar a bola no cesto”. O resultado é que desde abril, ela sempre está lá.

A prefeita da cidade, Cleci Loffi (PSD), conta que na praça havia uma pista de skate que não era muito usada. Para estimular a prática esportiva, houve a ideia de reformar e transformar o espaço em uma quadra de basquete. Toda a reforma custou 8 mil reais.

Mas surgiu um problema: como estimular o esporte sem uma bola? A solução foi deixá-la lá, disponível para quem quiser usar.

“As pessoas não botaram muita fé que daria certo. Resolvemos fazer o teste, o máximo que a gente ia perder era uma bola. Mas para a nossa surpresa, ela está sempre lá. Ela foi trocada uma vez apenas por desgaste, não porque sumiu. O município de Mercedes virou exemplo de um comportamento que deveria ser de todos”, afirma Cleci.

Apesar da reforma ter sido concluída em abril deste ano, a praça não foi muito usada logo no início por causa da pandemia de covid-19. A cidade registra 15 infectados e uma morte, sem nenhum caso ativo no momento. Mas conforme houve a reabertura dos espaços públicos, a população, principalmente os jovens, começou a usar a quadra.

Com a estabilidade no número de infecções, a prefeita fez uma postagem nas redes sociais, no último fim de semana, e viralizou. A atitude chamou a atenção até da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) que compartilhou a história.

A prefeita ainda conta que a ideia repercutiu tanto que outros prefeitos da região ligaram para entender como foi a implementação e copiar. “Os colegas me ligaram pedindo o preço, como a gente comprou. É uma ideia simples, com custo baixo. Muitas prefeituras fazem grandes obras e esquecem dos pequenos detalhes”, diz.

Fonte: Exame.com