106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A época é propicia. Mas a recomendações são sempre as mesmas. Um incêndio nunca começa grande. Diariamente se observa nas ações e no trabalho do Corpo de Bombeiros, o registro de incêndios ambientais, sejam elas na zona rural ou urbana. A estiagem, o vento, a vegetação seca, tudo isso colabora para que um pequeno foco se torne um grande incêndio.
O Corpo de Bombeiros tem feito um alerta especial nessa época do ano, pois as situações verificadas continuam sendo as mesmas de sempre. Assim, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Medianeira, Capitão Jonatas Theodoro, é preciso estar sempre alerta, evitar queimadas e acionar os bombeiros sempre que necessário para debelar as chamas.
De acordo com o Capitão Theodoro, dados estatísticos apontam que do mês de Julho até o início de Outubro, as condições são muito próprias para acontecer esses incêndios. No gráfico abaixo, cada bulica representa uma ocorrência de incêndio ambiental atendida em 2019 pelo 2º Subgrupamento de Bombeiros. Logo onde está mais condensado é o período de pico das ocorrências e geralmente acontecem no período das 12h até às 19h.
Fonte: João Hermes