Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alimentos para fortalecer o cabelo

Alimentos para fortalecer o cabelo

Uma dieta saudável e equilibrada nos ajudará a ter um cabelo saudável, de acordo com este estudo realizado por Baylor College of Medicine (Estados Unidos). Por esta razão, devemos incorporar à dieta alimentos que, além de saudáveis, ajudem a fortalecer o cabelo. Por exemplo, aqueles ricos em proteínas, em vitaminas B e gorduras de origem vegetal.

Nesse artigo revelaremos as características básicas do cabelo, bem como os alimentos que proporcionam os nutrientes essenciais para nutrir esta parte do nosso corpo. Continue lendo!

Características do cabelo

A queratina é a estrutura básica do cabelo, essencial para o seu correto funcionamento.
A composição do cabelo é distribuída da seguinte maneira:

80% de queratina, sua proteína essencial.
10-15% de água.
O resto são pigmentos, minerais e lipídios.
A camada externa do cabelo é a que envolve a parte interna do cabelo, que é o córtex. A condição da camada externa do cabelo é um indicador da sua saúde. Portanto, se a cutícula estiver intacta, forma uma superfície lisa que reflete a luz e o cabelo brilha. Pelo contrário, se a camada da cutícula estiver desorganizada e áspera, como consequência das descolorações sucessivas ou do uso do secador, o cabelo parecerá sem brilho e frágil.

Como dissemos, 80% da composição do cabelo é feito de queratina. Se restringirmos a ingestão de proteínas em nossa dieta, dificilmente poderemos formar queratina. Por sua vez, a falta de ferro também afeta o cabelo, tornando-o escasso e quebradiço. Assim como existem alimentos para fortalecer o cabelo, existem outros alimentos que podem ser prejudiciais e levar à queda, tais como café, refrigerantes e dietas ricas em carboidratos e gorduras com poucas proteínas.

Além de seguir uma boa dieta para fortalecer o cabelo, recomenda-se não fumar e dormir pelo menos oito horas por dia, além de ter sob controle o estresse e a ansiedade. Um alto nível de estresse causa uma maior vasoconstrição e, portanto, um menor suprimento de sangue no nível do couro cabeludo.

5 alimentos para fortalecer o cabelo

Uma boa alimentação ajuda a prevenir a queda do cabelo; Incluindo na dieta alimentos para fortalecer o cabelo notaremos uma menor queda e maior vitalidade.
Para fortalecer o cabelo devemos incorporar uma série de nutrientes essenciais para essa finalidade. A seguir, nós falaremos sobre alguns dos alimentos que nos proporcionam essas propriedades nutricionais

Salmão

Além de serem ricos em ômega 3, contêm vitaminas B e vitaminas solúveis em gordura, tais como a vitamina A e D. Também são fontes de vegetais de vitamina A as verduras, o fígado e o azeite de oliva. A vitamina A tem uma função vital para a vida do cabelo, que consiste em lubrificar o folículo piloso e, portanto, ajuda a prevenir e reduzir a queda dos fios.

A falta de vitamina A, segundo este estudo do Instituto de Nutrição da América Central e do Panamá, pode contribuir para a queda de cabelo.

Nozes

Os frutos secos, em geral, são ricos em ácidos graxos ômega 3. Por sua vez, as nozes também são uma fonte de vitamina B e ácido fólico, que ajuda a oxigenar o sangue dos folículos pilosos. Além disso, as nozes têm cobre, um mineral que ajuda a manter a cor natural do cabelo, de acordo com este estudo realizado pela Clínica Mayo .

Legumes para fortalecer o cabelo

Alguns vegetais, como as berinjelas, o aipo ou os aspargos, são ricos em zinco. Este mineral é essencial para manter o cabelo em boas condições, pois intervém na formação do DNA. Além disso, ajuda a manter o equilíbrio hormonal e intervém em inúmeras reações enzimáticas. Quando os níveis de zinco estão baixos, observamos perda de cabelo (assim como afirma este estudo da Universidade de Boston), retardo de crescimento, surgimento de cabelos grisalhos e vários tipos de deficiências imunológicas.

Carne vermelha

As proteínas da carne ajudam a manter a saúde do cabelo
O ferro presente nas carnes vermelhas contribui para a oxigenação do sangue e dos tecidos.
A carne vermelha e alguns vegetais como o espinafre são alimentos ricos em ferro. Estes são alimentos básicos para fortalecer o cabelo e para que ele cresça forte e saudável, segundo esta pesquisa realizada pelo Dr. Baba Sahib Ambedkar Hospital (Índia). Além disso, é essencial para a oxigenação do couro cabeludo e para a pigmentação dos fios.

O ferro é um mineral que intervém na renovação das células do sangue e facilita a chegada de oxigênio aos órgãos, músculos e cérebro. Uma deficiência desse mineral pode causar distúrbios múltiplos e variados em nossa saúde, nos quais a perda de cabelo está incluída.

Frutas para fortalecer o cabelo

As frutas cítricas, como a laranja e o limão, e alguns legumes, como o espinafre ou o brócolis, são uma fonte de vitamina C. Esta vitamina ajuda a combater a perda de cabelo, porque estimula a produção de colágeno e freia o dano oxidativo, de acordo com este estudo realizado pelo Hospital de Zurique (Suíça). Além disso, permite reparar as partes danificadas do cabelo, impedindo que o fio se rompa na primeira oportunidade. Por sua vez, a vitamina C ajuda na absorção do ferro

Fonte: Melhor com saúde