106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A colheita do milho safrinha já está na reta final em Guaíra. O plantio que teve inicio no final de fevereiro terá resultados positivos para os agricultores. De acordo com o engenheiro agronômo da Copagril, Bruno Vanin Rodrigues, a cultura sofreu um pouco devido à estiagem no começo do plantio, o que prejudica a qualidade do milho, mas não deixa de ser satisfatório para o produtor. (Ouça o áudio abaixo)
A chuva prevista para os próximos dias não deve danificar os 10% que faltam para colher, segundo Bruno. Mas, tudo depende do manejo adequado do produtor.
Segundo o Boletim Semanal de Conjuntura, referente à semana de 2 a 7 de agosto, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), destaca que mais de 850 mil hectares já foram colhidos, o que representa 37% da área total estimada de plantio no Paraná.
A estimativa de produção no Estado permanece em 11,5 milhões de toneladas, uma redução de 1,5 milhão em relação ao prognóstico inicial. As atenções voltam-se também para o preço do produto, que pode se tornar atraente no mercado atacadista.
Com a aproximação do plantio de soja em setembro, o engenheiro destacou que é importante sempre buscar orientações de profissionais capacitados para auxiliar no manejo das plantas daninhas.
Fonte: Tatyelle Schunemann/Barbosa Junior