O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, voltou a acelerar e atingiu 0,61% em abril, depois de subir 0,43% no mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, considerando apenas o mês de abril, esse índice é o menor desde 2013.
No ano, de janeiro a abril, o IPCA acumula avanço de 3,25%, abaixo dos 4,56% registrados até março, e, em 12 meses, de 9,28%, um pouco inferior aos 9,39% verificados no mês anterior. Em abril de 2015, o índice havia ficado em 0,71%.
As expectativas em pesquisa da agência Reuters com economistas eram de alta de 0,54% na comparação mensal, e de 9,20% na comparação anual.
Previsões
A previsão dos economistas do mercado financeiro é que o IPCA feche o ano de 2016 em 6,94%, segundo o boletim Focus. O Banco Central tem informado que buscará trazer a taxa para até 6,5%, que é o teto da meta do governo para a inflação.
???Embora tenha sido maior [a inflação de abril] do que a taxa de 0,43% de março, o IPCA foi menor do que o 0,71% do abril lá no ano passado. Com isso, a taxa dos 12 meses deu uma chegadinha para baixo???, explicou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índice de preços.
Segundo ela, no entanto, não é possível ainda dizer que há "trajetória de queda" da taxa. ???Vamos esperar o resultado de maio.???
Remédio e comida
O avanço da inflação neste mês foi influenciado, principalmente, pelo aumento dos preços relacionados à alimentação e à saúde e cuidados pessoais.
Fonte: G1