106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores de Santa Helena aprovou em definitivo o projeto 043/2020, que dispõe sobre a Abertura de Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências no valor de R$ 4.900.000,00, recurso que será destinado para as obras de infraestrutura do câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
Para o diretor geral do câmpus da UTFPR de Santa Helena, Carlos Alberto Mucelin, a parceria firmada com o Poder Público Municipal iniciou desde o ano de 2012, quando o projeto de implantação do câmpus foi aprovado. A união dos poderes Legislativo e Executivo estão proporcionando o avanço estrutural da universidade.
Diretor geral do câmpus da UTFPR de Santa Helena, Carlos Alberto Mucelin.
Com a aprovação do Projeto de Lei 043/2020, o recurso posibilitará a implementação da fase final do primeiro plano diretor do câmpus, onde será construída a via de acesso principal da universidade, prevendo estacionamento aos estudantes, professores e comunidade. Atualmente a UTFPR de Santa Helena se consolida como o terceiro maior câmpus em área física no Paraná.
“Com a aprovação deste projeto na câmara por unanimidade, a prefeitura terá condições de abrir um processo licitatório, contratar a empresa e fazer a execução de uma obra que é fundamental para o acesso principal do câmpus possibilitando a entrada de carros, ônibus, maquinários do curso de agronômia, ligando ao espaço de estudo agrícola”, destaca o diretor Carlos Mucelin.
Somando as parcerias em âmbitos municipal e federal, os projetos ultrapassam o valor de R$ 10 Milhões em 2020, pois o câmpus realizou a licitação da construção de oito laboratórios do curso de agronômia na parte inferior do Bloco N e, neste mês de agosto, foi finalizado o projeto de compatibilização de toda a infraestrututa do primeiro barracão agrícola, o qual terá o processo licitatório aberto futuramente.
Projeto futuro do câmpus da UTFPR de Santa Helena
“Para a edificação desse barracão a universidade destinou um orçamento de Novecentos Mil reais, onde iremos utilizar uma emenda parlamentar no valor de Trezentos Mil reais destinada pelo Deputado Federal Sergio Souza, porém não temos recursos para finalizar a obra. A proposta é que façamos neste primeiro momento a primeira etapa que é a edificação com cobertura e, apartir de 2021, iniciarmos o processo de complemento usando recursos de custeio”, ressalta o diretor.
A universidade passa pela sua fase de finalização do processo de implementação do câmpus de Santa Helena. A união de esforços porporciona não somente a formação das pessoas, mas o seu desenvolvimento regional.
Fonte: Rodrigo Cardoso