
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Expedição Costa Oeste vista uma família que mantem uma tradição a mais de 30 anos, a produção de melado. Todo o trabalho para fazer essa iguaria começa na roça de cana-de-açúcar e leva mais de sete horas para ficar pronto traduzindo a história de vida dos Stüpp.
Na Comunidade de Linha Glória em Missal, a família Stüpp mantem a tradição viva criando um laço tão forte capaz de reunir todos em torno do melado. A filha Elisa veio de Cascavel, para reviver o gostinho de criança que divide agora com os filhos.
O trabalho é liderado pelo pai Daniel, que colhe a cana, prepara para a moagem aonde é extraída a garapa. O liquido vai para o fogo até engrossar e tornar quase uma massa. Aí está o melado. Processo que resiste a gerações.
Morando em Curitiba, a filha Daniele, lembra com carinho da infância no sítio. Quando soube que o pai estava se preparando para fazer melado fez um pedido especial.
Além de Daniele e Elisa a família conta com os filhos Décio e Paulo. Correspondendo a sete netos e ninguém até hoje conseguiu enjoar do melado produzido na propriedade, segundo a mãe e avó Angelina.
E claro que com uma chefe de cozinha na família não poderia faltar um prato e a nossa produção adorou o pudim de melado feito por Daniele.
O melado para os Stüpp é mais do que um alimento é o doce amor pelo campo.
Confira a matéria completa:
Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.
*Com imagens extras de Daniele Stüpp.
Fonte: Alessandro Kunhaski