106,5 FM
Rádio Costa Oeste
De 21 a 27 de Agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
“Protagonismo Empodera e Concretiza a inclusão Social”. O tema vem reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e nas demais áreas.
Conforme a Assistente Social da Escola Zilda Arns Neumann, Ivanete Aparecida Weiss, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Santa Helena já vinha trabalhando em anos anteriores as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e, após se tornar Lei, os debates foram aprofundados.
Escola Zilda Arns Neumann - APAE
Diferente de anos anteriores, em 2020 em razão da pandemia da Covid-19 não será realizado uma programação presencial na escola, mas através das redes sociais da Escola Zilda Arns Neumann, serão feitas publicações relatando a importância do tema, da pessoa com deficiência, da inclusão social e principalmente a importância da família estar sendo protagonista nesta história.
Ivanete Aparecida Weiss ressalta também a importância dos pais ao descobrirem que terão um filho especial, buscarem auxílio para a inclusão da criança.
Fonte: Rodrigo Cardoso