Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Instituto Metsul confirma neve e chuva congelada em Curitiba. Veja vídeos

Instituto Metsul confirma neve e chuva congelada em Curitiba. Veja vídeos

O Instituto MetSul confirmou a ocorrência de neve e chuva congelada na Região Sul de Curitiba e também em Campo Largo, na Região Metropolitana.  “Em pontos de Curitiba, a precipitação invernal ocorre na forma de chuva congelada e em outros na forma de neve. Pequenas diferenças de cota de altitude influenciam”, publicou o MetSul pelo Twitter, junto com vídeos encaminhados por internautas. Na capital, um dos registros, feito por Jeferson da Luz,  e publicado pelo Metsul foi no Contorno Sul, entre a BR-116 e a entrada de Araucária, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Outros registros foram no Sítio Cercado. "No início da noite, em call com o coordenador da previsão do Inmet em São Paulo Marcelo Schneider, discutimos que ponto de orvalho em Curitiba era -1°C e fazia 4°C. E com a atmosfera não saturada de umidade, floco de neve se conserva e estava propício a nevar. Aconteceu!", afirmou o Metsul no Twitter.

Já o Insituto Simepar publicou também no Twitter relato de provável chuva congelada entre os bairros Jardim das Américas e Uberaba, também em Curitiba. Internautas também publicaram  no Facebook  possível neve nos bairros Xaxim e Jardim Américas. 

Curitiba só havia registrado neve em 1973 e 2013. Os institutos Somar Meteorologia e Simepar confirmaram na tarde desta sexta-feira (21) que a Região Metropolitana de Curitiba registrou a queda de flocos de neve com chuva congelada. O episódio teria acontecido no Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul, durante a manhã desta sexta. Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o Simepar publicou a imagem de um boneco de neve feito justamente nesse morro. No texto, os meteorologistas ainda escreveram "Confirmação: a neve chegou no Paraná". Segundo o Metsul, como a massa de ar frio gradualmente enfraquece nas próximas horas, as chances denovas "nevascas" diminuem progressivamente neste sábado (22), mas as previsões de geada sem mantêm.

A capital teve nesta sexta (21) a tarde mais fria da história desde 1997, quando o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) começou a medir as temperaturas. A máxima registrada nesta tarde foi 5,3°C. O recorde anterior era do dia 23 de julho de 2013, dia em que nevou em Curitiba, quando a tarde registrou máxima de 5,6°C. Depois da euforia da neve que não chegou nem a Curitiba, Palmas e General Carneiro, somente a Tijucas do Sul, o sábado (22) deve ter geada e forte entre as regiões oeste, sul, centro-sul e RMC ainda por conta da massa de ar frio sobre o Paraná.

" width="560" height="314" allowfullscreen="allowfullscreen">

Fonte: Bem Paraná